Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

CONSELHO DE OPTOMETRISTAS DESAFIA CREMERO


 

Uma operação arbitrária do Cremero, com o auxílio da Polícia Federal e da Vigilância Sanitária, estranhou o Presidente do Conselho Regional de Optometria, Adriano Oliveira. Em minha opinião foi mais uma ação em que usando de artifícios escusos, o Cremero tentou denegrir a imagem da classe dos optometristas, com objetivos puramente corporativistas e de reserva de mercado. Basta ver a fala do Presidente da Associação de Oftalmologistas Adalberto Penati publicada no Jornal Estadão de quarta-feira, 14.

A optometria é uma profissão legal, amparada por uma Lei federal desde 1932, o decreto 20.931 e tem o aval de dois Ministérios: Educação e Trabalho e do Supremo Tribunal Federal, onde venceu por unanimidade uma ação impetrada pelo Conselho Federal de Medicina.

Diversas organizações internacionais, como OMS- Organização Mundial de Saúde e OPAS – Organização Pan-americana de Saúde entre outras, reconhecem não só a legalidade, mas a importância da atividade na promoção da saúde visual da população.

Portanto, as afirmações do Cremero são enganosas, e o que é pior, desinformadas. Um curso de optometria não dura dois meses como afirmaram, o curso técnico tem a duração de dois anos e meio e habilita o profissional a realizar exames de acuidade visual, indicar lentes corretivas, inclusive lentes de contato e isso não envolve nenhum ato médico. O âmbito da correção visual está cientificamente ligada à física, especialmente a ótica. È através da mudança dos ângulos de incisão dos raios de luz no olho que se realiza a correção visual. E o profissional não pode ser chamado de leigo, pois, depois de 1202 horas de estudos óticos ele tem todas as condições para exercer com segurança seu ofício. Entretanto, o Dr. Penati afirmou que o oftalmologista estuda nove anos. E eu afirmo nove anos de medicina, mas de optometria apenas 60 horas. Logo o optometrista é mais capacitado para realizar exames de acuidade visual e para indicar lentes corretivas, isto baseado nos currículos das escolas de medicina e optometria no mundo.

Assim, lançamos o desafio. Se o Cremero tem plena segurança do que está falando, e como dizem têm interesse em defender a sociedade, propomos uma audiência pública, onde através de um debate sério, calcado em informações concretas possamos esclarecer a competência de cada um, afirmou.

Eu tenho plena segurança do que falo, pois já estou acostumado com esse tipo de ação, eu tenho também meu estabelecimento, realizo diariamente exames de acuidade visual e indico lentes corretivas. Ainda mais, se há suspeita de algo patológico, imediatamente encaminho ao profissional da área médica, pois respeito a competência de cada um.

A classe optometrista realiza milhares de exames de vista por ano e em anos de atividade, não se tem notícia de que tenha causado nenhum dano à saúde ocular de qualquer cidadão, inclusive freqüentemente participamos ações comunitárias, em parceria com entidades de serviço, meios de comunicação, entre outras na realização de exames de vista.

Nossa classe já realizou dois seminários Regionais, trazendo inclusive conferencistas internacionais, com o objetivo de manter nossos associados atualizados com o que há de vanguarda na optometria em nível brasileiro e internacional. 

Então, muito nos estranha a ação tão bem realizada, com a presença da imprensa, que filmou um empresário honesto, cumpridor de seus deveres, pagador de impostos, gerador de empregos, algemado e veiculou em todo o estado.

A estranheza é maior ainda, pois, depois de tanto estardalhaço, o profissional sequer ficou preso. Foi liberado logo em seguida. Fazendo nos crer que o objetivo era apenas gerar imagens para serem veiculadas ela imprensa para criar uma falsa imagem na opinião pública.
 
Àquelas mesmas imagens agora são a prova da arbitrariedade cometida. Os equipamentos apreendidos também são mais uma prova dessa arbitrariedade, pois contrário ao que afirmaram, não são equipamentos privativos de médicos. São equipamentos de optometria usados para medir acuidade visual.

Nossos advogados já estão tomando as medidas cabíveis e nós alertamos a toda a sociedade para que faça exame de vista com um optometrista.  É legal, seguro e tem o apoio do Conselho Regional de óptica e optometria de Rondônia, do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, da Organização Mundial de saúde e da Vigilância Sanitária Estadual.

Fonte: Alex Sakai / DRT 688/RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)