Domingo, 21 de outubro de 2007 - 12h27
"Nunca se investiu tanto na área de odontologia como vem ocorrendo nesta administração", afirmou o representante do Conselho de Odontologia de Rondônia, Milton Foroni, durante a inauguração esta semana de mais um Centro Especializado em Odontologia (CEO), no Centro de Saúde Manuel Amorim de Matos, no bairro Caladinho. Este foi o segundo CEO inaugurado pelo prefeito Roberto Sobrinho em uma semana. Na próxima quinta-feira (25), será inaugurado o terceiro centro, no bairro Tancredo Neves.
Foroni destacou ainda a valorização profissional que a atual administração dá aos odontólogos. "Quero destacar a satisfação dos profissionais com a inauguração dos centros", frisou. O prefeito disse que o objetivo de mais esse serviço é atender a população menos favorecida que antes não tinha acesso ao tratamento de canal, por exemplo. "A única alternativa era extrair o dente", disse.
Roberto Sobrinho enfatizou ainda a reforma que a Prefeitura faz nos centros de saúde, dotando as quatro policlínicas com aparelhos de raio X, eletrocardiograma e ultra-sonografia. "Desta forma, a população não precisará recorrer ao João Paulo II quando necessitar de serviços nessas áreas", observou, acrescentando que a policlínica do Tancredo Neves está sendo reconstruída para que o prédio atenda as necessidades da. "Estamos transformando essa policlínica num pequeno hospital".
Para o secretário de Saúde, Sid Orleans, depois de 30 anos, "finalmente a população tem um prefeito que está preocupado em investir na melhoria da infra-estrutura da saúde". Ele informou ainda que dentro dos próximos dias será inaugurada a "Ouvidoria da Saúde", para que os usuários possam reclamar caso o serviço não esteja sendo executado dentro do esperado.
Ações
Por ser um serviço especializado, o usuário precisa ser encaminhado por odontólogos das unidades de saúde, tanto do estado como do município, para ser atendido nos CEOS. Os Centros oferecem tratamento de endodontia (canal), periodontia (tratamento de gengiva), cirurgias que não necessitam de internação, prevenção e diagnóstico de câncer bucal e atendimento aos portadores de necessidades especiais.
A demanda de pacientes nesse serviço não é pequena. No Amorim de Matos, por exemplo, só no período de adaptação foram atendidos 500 pacientes em apenas um mês. O fluxo maior é na área de endodontia, seguido de periodontia. Serviços de restauração, extração simples, limpeza e prevenção são oferecidos nos centros de saúde desde o início da atual administração.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)