Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Confúcio apóia proposta que cria Centro de Fisioterapia


De acordo com Yargo Machado, a proposta teve como base as necessidades atuais da Policlínica Osvaldo Cruz que será inaugurada neste semestre. “A pesquisa partiu das seguintes prioridades: carência de profissionais e estrutura física. Se o paciente precisar fazer o procedimento fisioterápico ele terá que pagar do próprio bolso”, enfatizou.

Boa parte dos casos de acidentes de trânsito com vítimas nas ruas da capital envolve motocicletas. “Quando a pessoa sobrevive é inevitável que a vítima não saia com algum tipo de trauma”, comentou o fisioterapeuta. Outra informação que partiu da pesquisa leva em conta que nem o Estado, e tampouco o município, dispõem de local para tratar dos pacientes que precisam de procedimentos fisioterápicos.

“Assim que recebi a visita do Yargo Machado, no ano passado, tratei de incentivá-lo a buscar subsídios que enriquecessem ainda mais a proposta para por em prática o Centro de Reabilitação e Fisioterapia tão necessário no estado e, principalmente, aqui em Porto Velho”, disse o governador Confúcio Moura.

A Proposta para a criação do Centro de Reabilitação e Fisioterapia de Rondônia (CERFRO), o primeiro em que o Estado será o gerenciador, está previsto para ser implantado na Policlínica Oswaldo Cruz na capital.

O projeto utiliza referências como os centros de reabilitação da Rede Sarah Kubitschek do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Este último deu origem aos demais. Dentro do projeto proposto são previstas as seguintes especialidades: fonoaudiologia, acupuntura, fisioterapia, ortopedia, neurologia, terapia ocupacional, psicologia e assistência social.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)