Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Comunicado sobre atendimento da UBS da Vila Samuel


Comunicado sobre atendimento da UBS da Vila Samuel  - Gente de Opinião

Segundo supostas denúncias veiculadas na internet durante os últimos dias, apontam que a unidade de saúde da Vila Samuel está fechada há seis dias e que nas datas festivas (como Natal e Ano Novo) também estava fechada, o que não é verdade.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que lá é uma Unidade Básica de Saúde (UBS ou conhecida como “postinho”) e não uma Unidade de Pronto Atendimento/urgência/emergência ou UPA. O local é voltado a atenção básica, onde as pessoas marcam consultas para investigar possíveis doenças.

Conforme a diretriz do SUS, a atenção básica serve como um modelo onde se organiza o processo de trabalho, tanto na educação permanente e contínua da população. O que normalmente acontece é que confundem este modelo do SUS como uma forma da unidade estar aberta todos os dias durante as datas festivas, onde não há recesso, o que é um erro.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a população da Vila 45 não ficou desassistida, pois no município temos uma unidade de pronto atendimento 24 horas, que é o HPP. No caso de acidente, traumas ou situações mais graves, o paciente é encaminhado para Candeias, já que na Vila só temos apenas a unidade básica.

A secretaria aproveita a oportunidade para divulgar que a UBS do distrito volta a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (07/) com consultas agendadas e outras demandas espontâneas.

Quaisquer outras informações, a Secretaria Municipal da Saúde e toda a equipe está à disposição da população, imprensa e demais interessados.

Yoda Janaína Ikenohuchi
Secretária municipal de Saúde de Candeias do Jamari.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)