Porto Velho (RO) sábado, 16 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Como ter mais energia para seus exercícios físicos ajustando a alimentação


https://unsplash.com/photos/WvDYdXDzkhs - Gente de Opinião
https://unsplash.com/photos/WvDYdXDzkhs

Não é nada fácil para uma pessoa comum se adequar a uma rotina de exercícios físicos. Se você decide treinar após o trabalho, pode sofrer com todo o cansaço do dia e ainda não conseguir relaxar. Se escolher praticar atividades logo pela manhã, é possível que sofra com o sono. Na tarde, o calor é um dos principais inimigos. Em qualquer um dos casos, o grande problema é a falta de energia. Tudo isso pode ser revertido através de uma alimentação adequada e preparada para potencializar os efeitos dos exercícios.

Se a sua intenção é fazer as atividades pela manhã, um café caprichado pode ajudar bastante. É comum o pensamento de que o café não combina com os exercícios, por conta das possíveis consequências intestinais, mas isso é um engano. Além de dar energia, se a bebida for ingerida na medida certa, ainda pode ajudar a queimar mais gordura durante a prática. A nutricionista Romina Cerutti, editora do site especializado Saudável & Forte, comentou o assunto: "O problema não é o café, mas sim o que comemos junto com ele. A cafeína é um estimulante natural e que pode ajudar muito nas atividades. Por esse motivo, muitos têm o hábito de ingerir até suplementos da substância antes do exercício físico".

O ideal é que você coma algo leve e de rápida digestão antes do treino. As dicas são as frutas, especialmente a banana, e as barras de cereais. Além da praticidade, estes alimentos ainda garantem que não faltará energia para seu corpo. Se você tiver tempo depois das atividades, aí sim é hora de fazer uma refeição mais completa.

Para os que treinam a noite, é essencial adicionar mais uma pequena refeição à rotina diária. Imagine que você decida praticar atividades às 19h e sua última refeição foi o almoço. Após 5 horas, o seu corpo já necessitará de novas fontes de energia para se manter ativo. Então, cerca de meia hora antes de iniciar a prática, faça um banquete leve. Mais uma vez, os cereais e as frutas podem ajudar bastante.

Para potencializar os efeitos das atividades e não prejudicar o seu corpo para o dia seguinte, a refeição após os exercícios também deve ser planejada. Então, nada de alimentos pesados e gordurosos na janta. Você deve dar preferência para as proteínas leves, como os ovos e o frango grelhado, além de carboidratos, como a batata doce, e muitos legumes e verduras.

Em todos os casos, você deve sempre lembrar de beber a quantidade certa de água para manter seu corpo hidratado. Quando faltam líquidos ao corpo, perdemos a disposição rapidamente. Além de ajudar nos exercícios, isso ainda colabora para que seu organismo fique mais protegido contra várias doenças.

 

Mais Sobre Saúde

Unidades de Saúde de Porto Velho abrem as portas para a Campanha de Multivacinação e Dia V contra a covid no sábado (16)

Unidades de Saúde de Porto Velho abrem as portas para a Campanha de Multivacinação e Dia V contra a covid no sábado (16)

A Campanha Nacional de Multivacinação e Dia V de Vacinação contra a covid-19, que vão mobilizar servidores da Prefeitura de Porto Velho e voluntários,

Outubro Rosa tem atendimento e pit stop na sexta-feira (15)

Outubro Rosa tem atendimento e pit stop na sexta-feira (15)

Dando continuidade às atividades relacionadas à Campanha Outubro Rosa em Porto Velho, acontece nesta sexta-feira (15), às 16h, no Parque Jardim das

Governo de Rondônia vai realizar mais de mil exames de mamografia para zerar fila de espera da II Macrorregião

Governo de Rondônia vai realizar mais de mil exames de mamografia para zerar fila de espera da II Macrorregião

Todos os anos, em outubro, diversas ações de prevenção ao câncer de mama são realizadas. Neste ano, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de E