Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Como ter mais energia para seus exercícios físicos ajustando a alimentação


https://unsplash.com/photos/WvDYdXDzkhs - Gente de Opinião
https://unsplash.com/photos/WvDYdXDzkhs

Não é nada fácil para uma pessoa comum se adequar a uma rotina de exercícios físicos. Se você decide treinar após o trabalho, pode sofrer com todo o cansaço do dia e ainda não conseguir relaxar. Se escolher praticar atividades logo pela manhã, é possível que sofra com o sono. Na tarde, o calor é um dos principais inimigos. Em qualquer um dos casos, o grande problema é a falta de energia. Tudo isso pode ser revertido através de uma alimentação adequada e preparada para potencializar os efeitos dos exercícios.

Se a sua intenção é fazer as atividades pela manhã, um café caprichado pode ajudar bastante. É comum o pensamento de que o café não combina com os exercícios, por conta das possíveis consequências intestinais, mas isso é um engano. Além de dar energia, se a bebida for ingerida na medida certa, ainda pode ajudar a queimar mais gordura durante a prática. A nutricionista Romina Cerutti, editora do site especializado Saudável & Forte, comentou o assunto: "O problema não é o café, mas sim o que comemos junto com ele. A cafeína é um estimulante natural e que pode ajudar muito nas atividades. Por esse motivo, muitos têm o hábito de ingerir até suplementos da substância antes do exercício físico".

O ideal é que você coma algo leve e de rápida digestão antes do treino. As dicas são as frutas, especialmente a banana, e as barras de cereais. Além da praticidade, estes alimentos ainda garantem que não faltará energia para seu corpo. Se você tiver tempo depois das atividades, aí sim é hora de fazer uma refeição mais completa.

Para os que treinam a noite, é essencial adicionar mais uma pequena refeição à rotina diária. Imagine que você decida praticar atividades às 19h e sua última refeição foi o almoço. Após 5 horas, o seu corpo já necessitará de novas fontes de energia para se manter ativo. Então, cerca de meia hora antes de iniciar a prática, faça um banquete leve. Mais uma vez, os cereais e as frutas podem ajudar bastante.

Para potencializar os efeitos das atividades e não prejudicar o seu corpo para o dia seguinte, a refeição após os exercícios também deve ser planejada. Então, nada de alimentos pesados e gordurosos na janta. Você deve dar preferência para as proteínas leves, como os ovos e o frango grelhado, além de carboidratos, como a batata doce, e muitos legumes e verduras.

Em todos os casos, você deve sempre lembrar de beber a quantidade certa de água para manter seu corpo hidratado. Quando faltam líquidos ao corpo, perdemos a disposição rapidamente. Além de ajudar nos exercícios, isso ainda colabora para que seu organismo fique mais protegido contra várias doenças.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)