Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Dicas de Saúde

Como aumentar de maneira natural sua resistência contra doenças


https://www.pexels.com/pt-br/foto/frutas-fatiadas-sortidas-em-tigela-de-ceramica-branca-1092730/ - Gente de Opinião
https://www.pexels.com/pt-br/foto/frutas-fatiadas-sortidas-em-tigela-de-ceramica-branca-1092730/

Em tempos de pandemia, todos passaram a se preocupar mais com a resistência do corpo contra doenças. Afinal, nossos cuidados podem ir muito além do distanciamento social e do uso de máscaras. Com algumas medidas preventivas, é possível melhorar a nossa imunidade e deixar o organismo mais forte, não apenas contra a covid-19. Veja algumas dicas:

Hidratação

Mesmo que beber água seja um dos atos mais corriqueiros da vida, muita gente esquece de ingerir a quantidade certa para manter a hidratação adequada do organismo, o que ajuda a retirar algumas impurezas do corpo e mantê-lo mais protegido contra inúmeros perigos. O tanto correto de água que você deve beber por dia varia de acordo com a sua idade e seu peso, mas, em geral, o indicado é 35 mililitros do líquido para cada quilo de seu corpo.

Exercícios físicos

Quando a atividade física é feita de forma moderada, ela ajuda a melhorar a imunidade do corpo e deixá-lo mais seguro contra as doenças. Além de fortalecer o sistema imunológico, os exercícios também melhoram o sistema respiratório e colaboram para a prevenção de males como a diabetes.

Então, se você não tem este hábito, vale a pena começar a praticar atividades mesmo dentro de casa. Existem vários equipamentos que possibilitam ótimos exercícios, como o jump, que ainda ajuda a melhorar o sistema cardiovascular. Se você ainda precisa de mais estímulos, tente alguma das várias maneiras disponíveis de fazer treinos pela internet.

Alimentação

A maior chave para a proteção do organismo contra doenças está na alimentação. O mais importante é evitar os excessos, principalmente dos alimentos gordurosos e dos doces. Também é fundamental adicionar à sua rotina alimentar os ingredientes ricos em vitaminas, especialmente aquelas com ligação direta ao sistema imunológico, como a Vitamina C. Valorize também os alimentos ricos em zinco, alicina, vitaminas E, B6, B9, B12 e probióticos.

Qualidade do sono

A qualidade do sono não interfere apenas no nível de cansaço e no nosso humor, mas também na imunidade do corpo. A insônia, a privação do sono ou o sono de má qualidade estão entre os principais fatores que podem prejudicar o sistema imunológico. Por isso, é fundamental ter uma rotina bem estabelecida e cumprir os horários para dormir e acordar. O ideal é ter entre 6 e 8 horas dormidas por noite.

Cuidado com as situações estressantes

Está bem difícil manter a calma durante a pandemia, em meio às tantas dificuldades. Mas, você deve fazer o que for possível para evitar o estresse, pois ele também interfere muito em nossa imunidade e pode prejudicar o funcionamento das células, abrindo margem para o desenvolvimento de doenças.

Mais Sobre Dicas de Saúde

Qual a importância do sono infantil e como ajudar a criança a dormir melhor?

Qual a importância do sono infantil e como ajudar a criança a dormir melhor?

Dormir bem é uma questão de saúde. E especialmente na infância uma boa noite de sono é fundamental para o desenvolvimento saudável. Sabia que é dura

4 documentários sobre vida saudável

4 documentários sobre vida saudável

Na pandemia, todos estão mais preocupados em levar uma vida saudável e manter o organismo forte e protegido contra qualquer tipo de doença. Nossos h

Conheça as alternativas sustentáveis e saudáveis para o absorvente descartável

Conheça as alternativas sustentáveis e saudáveis para o absorvente descartável

A menstruação é um processo fisiológico que ocorre no corpo da maioria das mulheres todos os meses até que elas entrem no período do climatério e da

Dor no pescoço pode indicar hérnia de disco na cervical

Dor no pescoço pode indicar hérnia de disco na cervical

A dor no pescoço é um problema muito comum que tende a ser ignorado pela maioria das pessoas, sendo justificado, quase sempre, como um “mau jeito”.