Terça-feira, 21 de outubro de 2008 - 07h40
Muito se fala sobre as drogas e do combate a elas, igualmente daqueles que se tornaram dependentes e das conseqüências nocivas a eles e à sociedade. Mas, não nos prenderemos aos efeitos, iremos diretamente às causas que levam uma criatura a buscar nas drogas o êxtase de um paraíso irreal ou uma fuga para seus conflitos íntimos.
Foi comprovado que os motivos que corroem a mente das pessoas independente de idade, sexo ou classe social, são ensejos considerados banais e até infantis quando analisados com mais profundidade. Assim sendo, os desajustes familiares, os complexos, a timidez, os medos e as fantasias, incluindo as de ordem sexuais, borbulham no cérebro do indivíduo o levando à exaustão. E é justamente este o ponto crucial! A bifurcação que aponta a rota de fuga aos que passam por esta sombria experiência. Rompe-se o elo entre o mundo real e o fictício, o alivio ou a euforia momentânea criam uma falsa sensação de liberdade para quem envolto em correntes, acredita poder voar. É preciso também considerar que, ao findar o efeito da droga, tudo muda para pior, pois o desertor encontra a casa lesionada. E desse jeito, os artifícios químicos vão destruindo quem a eles recorre. Aos que passam por tratamento de desintoxicação é preciso paralelamente abrir o arquivo mental até localizar o início de tudo e descobrir as causas, isto é, voltar no passado e refletir profundamente sobre as situações e as atitudes tomadas a partir delas, quando o entendimento sobre a vida era restrito, e que no decorrer do tempo se ampliou, possibilitando o resgate de si mesmo. Os que conseguem, experimentam o sabor da conquista, reservado aos autênticos guerreiros que, em silêncio protagonizam grandes batalhas.
Finalizando
Ao invés de escapar pelo atalho dos alucinógenos, é preciso enfrentar a situação e ter força de vontade e dar ouvidos aos que podem ajudar. A insegurança, os questionamentos e as dúvidas, nada mais são que, um convite à busca e a expansão de limites provisórios.
J.Antonio Sespedes - autor do livro: Depressão,um beco com saída
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Atendimento oncológico humanizado a importância do serviço - Clínica Plena Saúde e Hospital Central
Veja a entrevista:

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia
Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)