Terça-feira, 16 de setembro de 2008 - 07h05
Beber chá de camomila diariamente pode ajudar a prevenir algumas das conseqüências da diabetes tipo-2, tais como cegueira, lesões nos nervos e nos rins, de acordo com pesquisadores no Japão e na Grã-Bretanha.
BBC Brasil
A descoberta pode levar ao desenvolvimento de um novo medicamento derivado de camomila para a doença, cuja incidência vem aumentando em todo o mundo.
No novo estudo, o pesquisador Atsushi Kato, da Universidade de Toyama, ressalta que camomila vem sendo usada há anos como uma cura informal para problemas diversos como estresse, resfriado e cólica menstrual.
Recentemente os cientistas propuseram que o chá da erva pode ser benéfico também no combate à diabetes, mas a teoria não tinha sido testada cientificamente até agora.
Os pesquisadores deram extrato de camomila a um grupo de ratos diabéticos durante 21 dias, e compararam o resultado a um grupo de animais de controle em uma dieta normal.
O nível de glicose no sangue de animais que ingeriram camomila foi significativamente menor do que o dos ratos no grupo de controle, disseram os cientistas.
Também foi registrada uma redução da concentração das enzimas ALR2 e sorbitol. A concentração elevada dessas substâncias está associada a um aumento das complicações relacionadas à diabetes.
A pesquisa foi divulgada na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry.
Fonte: BBC Brasil
Vacinação Sem Fronteira chega à aldeia Lage Novo, em Guajará-Mirim e reforça assistência em saúde
A equipe de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) esteve na segunda-feira (8), na aldeia Lage Novo, em Guaj
A mobilização do governo de Rondônia, coordenada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), no sábado (6), Dia V da camp
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, neste domingo (7/9), uma fiscalização em quatro hospitais gerenciados pelo Estado: Joã
Entre os dias 2 e 4 de setembro, o governo de Rondônia realizou ações da campanha Vacinação Sem Fronteira em três comunidades as margens do Rio Guapor