Quarta-feira, 4 de julho de 2012 - 19h56
Inaugurado há apenas três meses o Centro de Especialidades Médicas (CEM) da prefeitura de Porto Velho vem realizando milhares de atendimentos a pessoas do município e também do Estado que vêem em busca dos serviços ofertados e que em outras regiões são encontrados somente na rede privada ou precariamente na rede pública. O local disponibiliza
hoje 53 profissionais e oferece de forma gratuita para a população as especialidades de alergologia; cardiologista; clínica de Hiperdia; clínica em Tuberculose; ginecologia; dermatologia; endocrinologia; gastroenterologia; Nefrologia; Neurologia; Oftalmologia; ortopedia; otorrinolaringologia; pneumologia; proctologia; psicologia; cirurgia Vascular e Pediatria. Além disso possui uma farmácia completa com diversos medicamentos. Só no mês passado foram distribuídos 16.581 medicamentos.
O secretário municipal adjunto de Saúde, Luis Eduardo Maiorquin, disse que o Centro de Especialidades médicas proporciona dignidade e respeito ao cidadão de Porto Velho. “É uma estrutura montada para dar suporte ao usuário da rede municipal de Saúde. Mostrando que existe uma preocupação por parte da prefeitura para a promoção do respeito através da humanização do atendimento, sem filas”, afirma.
Maiorquin explicou como funciona o atendimento e anunciou investimentos. “O paciente vai a Unidade de Saúde e, caso haja necessidade dele ser avaliado por um especialista, é feito um encaminhamento, este passa pelo Sistema de Regulação (Sisreg), que funciona na Semusa e é a responsável pela triagem dos pacientes, de acordo com a urgência. O CEM só atende os serviços previamente agendados pelas unidades básicas de saúde. Além disso, já foi licitado um aparelho de endoscopia e no próximo mês faremos endoscopia digestiva e também o ecocardiograma”, acrescentou.
Francine Colombo Bueno é diretora do Centro e ressalta alguns atendimentos realizados. “Cada especialista realiza cerca de 30 atendimentos diários. A maioria da população procura ginecologia e ortopedia. Temos uma média mensal de 550 atendimentos em ortopedia, 340 em otorrino, 300 em dermato, 280 em oftalmo e 270 em ginecologia”, disse.
Francine conta que existem especialidades que ainda são pouco procuradas, como a de alergologia, proctologia e vascular, mas ainda assim existe um grande fluxo de atendimentos realizados. “Estamos implantando um sistema em que são marcados os horários das consultas e o usuário vindo dia marcado não enfrenta fila. Ainda estamos nos organizando, mas já está dando certo. Aqueles que chegam não encontram o lugar cheio”, comenta.
Diagnóstico
No CEM são realizados por dia, 40 eletrocardiogramas, 17 Raios X de coluna e 42 de outras extremidades; 50 ultrassons e 20 mamografias. Teresa Rodrigues do Nascimento, 50, conta que já é uma rotina fazer a mamografia. “Minha médica sempre me orienta fazer, devido minha idade. É um exame que incomoda um pouco, mas que é simples. Já o faço há muitos anos e agora com o CEM ficou mais acessível”, informou.
A biomédica Leuda Leal de Medeiros Neto, afirma que são atendidos cerca de 40 pacientes para a realização de diferentes tipos de exames laboratoriais. “São todos os tipo, mas os mais pedidos são: hemograma completo, fezes, urina, glicemia e lipidograma. Os exames saem em três dias e uma mensagem é enviada para o celular o paciente, para que ele possa ir buscar os resultados ou o mesmo pode pegar no site da prefeitura”, acrescenta.
Fonte: Rebeca Barca
Foto: Frank Néry
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)