Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 - 13h39
Nesta sexta-feira (17), Porto Velho iniciou os atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher. A unidade móvel itinerante é totalmente equipada, com equipes multiprofissionais e infraestrutura para realizar diversos procedimentos. O foco principal é o diagnóstico precoce e a prevenção de câncer de mama e de colo do útero.
A ação é uma parceria entre o Ministério da Saúde e Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Para ser atendida, a mulher deve ser encaminhada pelo Município através de uma unidade básica de saúde, onde é possível obter informações sobre agendamentos e locais de atendimento.
A carreta que ficará em frente à Maternidade Municipal Mãe Esperança estará equipada para oferecer diversos exames especializados, como mamografia, ultrassonografia transvaginal, exames de colo e mama, além de consultas com ginecologistas e biópsias de mama e colo do útero. De acordo com o prefeito, Léo Moraes, a iniciativa visa ampliar o acesso da população feminina a serviços essenciais de saúde.
“Receber essa carreta aqui na nossa cidade é fundamental e se soma aos investimentos que a nossa gestão tem feito na saúde de Porto Velho. Aqui as mulheres poderão receber o diagnóstico precoce e se for preciso iniciar os tratamentos necessários. A Prefeitura está sempre buscando alternativas para melhorar a qualidade de vida da população e vamos seguir com outras iniciativas”, disse o prefeito.
Segundo o secretário da Semusa, Jaime Gazola, a unidade móvel permanecerá disponível por cerca de 30 dias, com uma média diária de 60 atendimentos. “Essa iniciativa representa um avanço significativo na oferta de serviços de saúde para mulheres, contribuindo para a detecção precoce de doenças e melhorando a qualidade de vida da população atendida. A Prefeitura segue sempre oferecendo medidas que contemplam a nossa população”, conclui o secretário.
A solenidade contou com a participação de autoridades, como o senador Confúcio Moura, Williames Pimentel, diretor da AgSUS, e ainda o superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans, que destacou a importância da parceria e dos investimentos da saúde para o estado, em especial para a capital.
“Esse momento representa um avanço para as mulheres que procuram a saúde por anos. Essa é a primeira carreta aqui em Porto Velho e logo outros municípios também receberão. A expectativa é que fique por aqui por cerca de 30 dias, mas vamos solicitar, se for preciso, que continue para atender o maior número de mulheres que precisam de atendimentos”, finaliza Sid Orleans.
O programa Agora Tem Especialistas levará para Porto Velho, em Rondônia, carreta da saúde da mulher, que, a partir desta sexta-feira (17), inicia a
O mutirão de cirurgias da Sesau é sucesso
O mutirão de cirurgias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vem dando resultados muito positivos, o que tem mostrado que esse é o mo
A Prefeitura de Porto Velho convida toda a população e os veículos de imprensa para acompanharem um momento histórico para a capital: a assinatura d