Quinta-feira, 26 de julho de 2007 - 12h27
O delegado Carlos Eduardo faz um apelo aos policiais Militares e Civis e aos Bombeiros Militares para que doem sangue no Hemocentro, localizado ao lado do Hospital de Base, na Capital.
De acordo com o delegado, Francisco Mourão Melo, amigo da polícia, está passando por sérios problemas de saúde, tendo já recebido 32 litros de sangue. Em razão disso, Carlos Eduardo pede a colaboração de todos para que o banco de sangue daquela unidade continue tendo capacidade para assistir à população em caso de emergência.
Requisitos básicos para doação de sangue
Estar em boas condições de saúde.
Ter entre 18 e 65 anos.
Pesar no mínimo 50kg.
Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Passaporte).
Impedimentos temporários
Gripe: aguardar 7 dias.
Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
Tatuagem nos últimos 12 meses.
Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.
Impedimentos definitivos
Hepatite após os 10 anos de idade.
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
Uso de drogas ilícitas injetáveis.
Malária.
Respeitar os intervalos para doação
Homens 60 dias: até 4 doações por ano.
Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.
Fonte: Érica Ferreira
Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada
O governador Marcos Rocha entregou a nova Clínica de Neurologia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. A reforma faz parte do trabalh
Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron
As ações desenvolvidas pelo governador Marcos Rocha, voltadas às reformas estruturais, aquisição de equipamentos e ampliação de unidades hospitalare
Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto-Socorro João Paulo II
Unidade que por décadas simbolizou o abandono da saúde pública, agora recebe investimentos, melhorias estruturais e reorganização no fluxo de atendi
Fiscalização semanal do TCE constata obras quase finalizadas na ala de neurologia do HB
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, nesta sexta-feira (27/6), mais uma fiscalização no Hospital de Base Ary Pinheiro, em P