Sábado, 23 de agosto de 2014 - 19h07
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) através do Centro de Apoio Psicossocial- Álcool Drogas (Caps-AD) tem atendido mensalmente mais de 20 pacientes que buscam tratamento contra o tabagismo. Apesar de ser legalmente permitido, fumar cigarros é prejudicial à saúde e quem decide abandonar o hábito encontra apoio psicossocial e medicamentoso na unidade de atendimento que fica na avenida Lauro Sodré, no bairro Pedrinhas. “O tratamento é gratuito e os interessados podem procurar a unidade de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para fazer sua inscrição. Oferecemos tratamento e apoio necessário para qualquer pessoa que queria deixar de fumar, basta nos procurar”, explicou Valdicélia Alves dos Santos, enfermeira do Caps-AD.
O Programa de combate ao tabagismo é desenvolvido durante um ano e em três fases onde o paciente tem acesso a sessões de terapia individual e em grupo e, aqueles que precisam, tratamento com medicamentos. Na primeira reunião (em grupo) os interessados são informados sobre como o tratamento funciona, as regras e organização das atividades.
Aqueles que aderem ao programa são encaminhados para a terapia estruturada em grupo realizada em quatro sessões, uma por semana. No segundo mês são feitas mais duas sessões em grupo quinzenais, e nos 10 meses seguintes as sessões são mensais para manutenção. “É muito difícil para quem fuma há muitos anos deixar o vício e alguns acabam tendo recaídas. Por isso, é muito importante que a pessoa faça todo o tratamento e tenha muita determinação no processo”, enfatizou Érica Carla Melo, assistente social do Caps – AD que também destaca o quanto a vida dos pacientes melhora ao abandonar esse hábito: “Os que conseguem para de fumar comentam que a saúde melhora muito. Respiram melhor e sentem menos cansaço. Até a autoestima aumenta”, afirma.
Fonte: Malu Calixto
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Neste final de semana, a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realizou mais uma campanha de prevenção ao câncer. Desta vez,

Atendimento oncológico humanizado a importância do serviço - Clínica Plena Saúde e Hospital Central
Veja a entrevista:

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)