Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Câncer de Próstata: Ressonância magnética, importante recurso no controle doença


 
A ressonância magnética cumpre um importante papel nos casos de câncer de próstata em estágio avançado, ou ainda quando a extensão do câncer é extracapsular, ou seja, se espalha para fora da glândula prostática aumentando as chances de metástases.

No procedimento padrão, sempre que o toque retal e o nível alto de PSA no sangue (substância produzida pela próstata) indicarem a presença de algum tipo de lesão, a investigação deve prosseguir com a realização da ultrassonografia transretal e a biópsia guiada pelo ultrassom. São procedimentos simples, seguros, e geralmente bem tolerados pelos pacientes.

“Atualmente, a ressonância magnética não tem sensibilidade ou especificidade suficientes para substituir a biópsia na detecção do câncer de próstata. Mas é bastante útil na identificação de envolvimento extracapsular, de feixes vásculo-nervosos, ou ainda de vesículas seminais”, diz o doutor Juan Cevasco, médico radiologista do Centro de Diagnóstico Brasil (CDB).

De acordo com o médico, estudos preliminares demonstram altíssima acurácia da ressonância magnética em metástases linfonodais pélvicas e retroperitoneais de câncer de próstata. “Esse método, que usa contraste específico para a detecção de linfonodos (gânglios linfáticos que são os primeiros a receber a drenagem linfática de um tumor), é possivelmente comparável ou discretamente superior à linfadenectomia cirúrgica que prevê a ressecção dos linfonodos, em detrimento de sua amostragem mais abrangente e de uma provável recuperação mais rápida dos pacientes”.

O que vem por aí

Na opinião do doutor Juan Cevasco, o uso de técnicas de imagem envolvendo características funcionais e componentes químicos dos tecidos tem potencial de futuramente reduzir o número de biópsias, devido ao aumento de acurácia na detecção de tumores. É esperar para conferir.

Fonte: Dr. Juan Cevasco, médico radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB) – www.cdb.com.br

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr