Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008 - 10h03
A falta de higiene entre os homens pode levar a uma doença muito comum e pouco divulgada: o câncer de pênis. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alertou para a importância de divulgar a necessidade higiene entre os homens de todas as idades.
Segundo o presidente da SBU, José Carlos de Almeida, os homens com fimose podem se enquadrar no grupo de risco para câncer do pênis. Por fimose, entende-se a dificuldade ou impossibilidade de expor a glande (cabeça do pênis) porque a pele que a recobre tem um anel muito estreito. Normalmente, esse problema se resolve com uma cirurgia feita ainda na infância.
Almeida disse que a fimose não permite que se lave adequadamente a glande, porque ela está toda coberta por uma pele.
Então, aquelas secreções e elementos produzidos pelas glândulas jamais saem dali. E aquilo, ao longo do tempo, é um grande fator para o câncer de pênis disse, explicando que a doença pode ser evitada com higiene.
O Brasil é um dos líderes mundiais na incidência de câncer de pênis, depois da Índia e da África. No Brasil, a relação é de um caso para 100 mil habitantes. A menor incidência é encontrada entre os judeus nascidos em Israel, próxima a zero. A circuncisão néo-natal, isto é, feita na criança, reduz em quatro vezes a chance de o indivíduo contrair essa doença.
José Carlos de Almeida informou que os números disponíveis sobre a incidência dessa doença no Brasil não correspondem à realidade.
Os números são muito aquém da realidade. São em torno de 1,1 mil amputações por ano nos homens, totais ou parciais, em função do câncer de pênis.
Fonte: AGÊNCIA BRASIL
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO
O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)