Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Câncer de pênis pode ser evitado com higiene


No Brasil, 1,1 mil homens têm o órgão amputado por ano devido à doença


A falta de higiene entre os homens pode levar a uma doença muito comum e pouco divulgada: o câncer de pênis. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alertou para a importância de divulgar a necessidade higiene entre os homens de todas as idades.

Segundo o presidente da SBU, José Carlos de Almeida, os homens com fimose podem se enquadrar no grupo de risco para câncer do pênis. Por fimose, entende-se a dificuldade ou impossibilidade de expor a glande (cabeça do pênis) porque a pele que a recobre tem um anel muito estreito. Normalmente, esse problema se resolve com uma cirurgia feita ainda na infância.

Almeida disse que a fimose não permite que se lave adequadamente a glande, porque ela está toda coberta por uma pele.

— Então, aquelas secreções e elementos produzidos pelas glândulas jamais saem dali. E aquilo, ao longo do tempo, é um grande fator para o câncer de pênis — disse, explicando que a doença pode ser evitada com higiene.

O Brasil é um dos líderes mundiais na incidência de câncer de pênis, depois da Índia e da África. No Brasil, a relação é de um caso para 100 mil habitantes. A menor incidência é encontrada entre os judeus nascidos em Israel, próxima a zero. A circuncisão néo-natal, isto é, feita na criança, reduz em quatro vezes a chance de o indivíduo contrair essa doença.

José Carlos de Almeida informou que os números disponíveis sobre a incidência dessa doença no Brasil não correspondem à realidade.

— Os números são muito aquém da realidade. São em torno de 1,1 mil amputações por ano nos homens, totais ou parciais, em função do câncer de pênis.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)