Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Campanha de Vacinação Contra Poliomielite inicia na 6ª


Será aberta nesta sexta-feira, 15, a primeira etapa da “Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil”, em Porto Velho. A solenidade será a partir da 09h, na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mestre, no bairro Cidade do Lobo, zona Sul da cidade. A campanha, que este ano tem como slogan a frase “Leve Seu Super Herói Menor de 05 Anos ao Posto de Vacinação”, acontecerá no sábado, 16, em Porto Velho a meta é vacinar 95% das crianças menores de 05 anos, que corresponde a 35,784 mil crianças.

A campanha de imunização tem como objetivo manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. “É importante a participação da população porque, para que a paralisia infantil seja erradicada, é preciso que todas as crianças menores de cinco anos sejam vacinadas. E uma das mais barreiras encontradas é a falta de conscientização de alguns pais que não levam seus filhos para serem vacinados”, disse o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) Eduardo Maiorquim.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é realizada todos anos pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Este ano, o PNI completa 30 anos com um histórico de vitórias importantes no controle, na prevenção, na eliminação e na erradicação de doenças que podem ser evitadas por vacinas.

Algumas delas são as erradicações da febre amarela urbana, da varíola e da poliomielite. Além disso, o Brasil está em fase de eliminação do sarampo e de extinção do tétano neonatal.

A vacina contra a pólio se destina a todas crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia. Não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção, por meio da vacina, que garante que a pessoa fique livre da doença.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO investiu mais de 5 milhões em reformas estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Governo de RO investiu mais de 5 milhões em reformas estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Entre os anos de 2020 e 2024, o governo de Rondônia investiu o valor de R$ 5.608.983,25 milhões em obras estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pin

Transplante: Rondônia se une ao Acre e Amazonas para salvar vida

Transplante: Rondônia se une ao Acre e Amazonas para salvar vida

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou uma ação integrada realizada na segunda-feira (5) entre os estados do Amazonas, Rondônia e Acre que

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)