Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Campanha contra a febre amarela é lançada no Acre




A estratégia é para a proteção de todas as pessoas que ainda não foram vacinadas e ficam vulneráveis neste período, época em que é registrado o maior número de casos.

O lançamento da Campanha Estadual de Intensificação da Vacina Contra a Febre Amarela no Acre aconteceu nesta quinta-feira, 20, no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

A meta prevista é a vacinação de 170 mil pessoas a partir dos 9 meses de idade, -24% da população acreana. De julho de 2001 a setembro de 2010, foram imunizadas aproximadamente 520 mil pessoas, o que representa cerca de 75% de cobertura no Estado.

De acordo com a gerente do Programa Estadual de Imunização, Maria Auxiliadora Holanda, a vacina que protege contra a febre amarela é oferecida em todos e postos e Centros de Saúde para todas as pessoas que comprovadamente nunca tomaram a medicação e para quem não tomou o reforço, necessário a cada 10 anos.

“É importante que a população esteja atenta, pois, apesar de as vacinas estarem disponíveis nos 22 municípios do Estado, deve-se observar os critérios para a vacinação. Por exemplo: quem já tomou a vacina e fez o reforço regularmente não pode ser vacinada novamente, uma vez que a revacinação pode aumentar a frequência de reações indesejadas”, orienta Holanda.

Não podem receber a vacina crianças com menos de seis meses de idade, pessoas com o sistema imunológico comprometido por neoplasia, Aids, infecção pelo HIV, uso de drogas imunossupressoras, radioterapia, quimioterapia e com história de reação anafilática relacionada a ovo de galinha e seus derivados, e mulheres grávidas.

No caso de pessoas soropositivas para HIV e que necessitam deslocar-se para áreas com risco de transmissão da febre amarela, a vacinação deve ser indicada, levando-se em consideração a contagem de CD4 e carga viral.

Tipos de febre amarela

A febre amarela pode ocorrer tanto em área silvestre - febre amarela silvestre - quanto em área urbana - febre amarela urbana.

Na febre amarela silvestre, o vírus circula entre os macacos, que ao serem picados pelos mosquitos silvestres repassam o vírus. O homem é infectado quando, ao entrar na mata, é picado por mosquitos infectados.

Já na febre amarela urbana o vírus é introduzido no ciclo pelo homem no período de viremia - vírus circulando no sangue. O vetor é o Aedes aegypti, o mesmo que transmite o vírus da dengue, que ao picar uma pessoa doente torna-se infectado e depois de passar pelo período de incubação está apto a transmitir o vírus.

Fonte: Agência de Notícias do Acre  / Mônica Araújo

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim

Por ocasião da inauguração da Unidade Administrativa e da Unidade de Terapia Intensiva do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), o hosp

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) selaram, nesta sexta-feira (23), uma cooperação técnico-científi

Grupo Aparício Carvalho inaugura Centro de Clínicas Médicas em Porto Velho

Grupo Aparício Carvalho inaugura Centro de Clínicas Médicas em Porto Velho

O Grupo Aparício Carvalho de Moraes inaugurou, na manhã desta terça-feira (21), às 10h, o Centro de Clínicas Médicas, um empreendimento voltado ao a

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)