Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Campanha contra a febre amarela é lançada no Acre




A estratégia é para a proteção de todas as pessoas que ainda não foram vacinadas e ficam vulneráveis neste período, época em que é registrado o maior número de casos.

O lançamento da Campanha Estadual de Intensificação da Vacina Contra a Febre Amarela no Acre aconteceu nesta quinta-feira, 20, no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

A meta prevista é a vacinação de 170 mil pessoas a partir dos 9 meses de idade, -24% da população acreana. De julho de 2001 a setembro de 2010, foram imunizadas aproximadamente 520 mil pessoas, o que representa cerca de 75% de cobertura no Estado.

De acordo com a gerente do Programa Estadual de Imunização, Maria Auxiliadora Holanda, a vacina que protege contra a febre amarela é oferecida em todos e postos e Centros de Saúde para todas as pessoas que comprovadamente nunca tomaram a medicação e para quem não tomou o reforço, necessário a cada 10 anos.

“É importante que a população esteja atenta, pois, apesar de as vacinas estarem disponíveis nos 22 municípios do Estado, deve-se observar os critérios para a vacinação. Por exemplo: quem já tomou a vacina e fez o reforço regularmente não pode ser vacinada novamente, uma vez que a revacinação pode aumentar a frequência de reações indesejadas”, orienta Holanda.

Não podem receber a vacina crianças com menos de seis meses de idade, pessoas com o sistema imunológico comprometido por neoplasia, Aids, infecção pelo HIV, uso de drogas imunossupressoras, radioterapia, quimioterapia e com história de reação anafilática relacionada a ovo de galinha e seus derivados, e mulheres grávidas.

No caso de pessoas soropositivas para HIV e que necessitam deslocar-se para áreas com risco de transmissão da febre amarela, a vacinação deve ser indicada, levando-se em consideração a contagem de CD4 e carga viral.

Tipos de febre amarela

A febre amarela pode ocorrer tanto em área silvestre - febre amarela silvestre - quanto em área urbana - febre amarela urbana.

Na febre amarela silvestre, o vírus circula entre os macacos, que ao serem picados pelos mosquitos silvestres repassam o vírus. O homem é infectado quando, ao entrar na mata, é picado por mosquitos infectados.

Já na febre amarela urbana o vírus é introduzido no ciclo pelo homem no período de viremia - vírus circulando no sangue. O vetor é o Aedes aegypti, o mesmo que transmite o vírus da dengue, que ao picar uma pessoa doente torna-se infectado e depois de passar pelo período de incubação está apto a transmitir o vírus.

Fonte: Agência de Notícias do Acre  / Mônica Araújo

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hospital de Retaguarda de Rondônia amplia atendimento com a retomada de cirurgias gerais

Hospital de Retaguarda de Rondônia amplia atendimento com a retomada de cirurgias gerais

Com o objetivo de ampliar a execução de cirurgias e garantir o acesso da população, o governo de Rondônia retomou, no dia 19 de agosto, a realização

Curso de Entomologia fortalece vigilância da malária na Amazônia com apoio da FAPERO e CNPq

Curso de Entomologia fortalece vigilância da malária na Amazônia com apoio da FAPERO e CNPq

Porto Velho (RO), agosto de 2025 — De 18 e 22 de agosto, Porto Velho sediou o Curso de Capacitação em Entomologia do Projeto Pró Amazônia Malária,

ASSDACO realiza mais uma campanha preventiva ao câncer em Chupinguaia

ASSDACO realiza mais uma campanha preventiva ao câncer em Chupinguaia

No próximo dia 27 de setembro, a cidade de Chupinguaia receberá as Campanhas Comboni Rosa e Comboni Azul, uma ação voltada à prevenção dos cânceres

Campanha de imunização inicia neste mês com atuação nos distritos de Porto Velho

Campanha de imunização inicia neste mês com atuação nos distritos de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), participa da campanha “Vacinação Sem Fronteira”, uma iniciativa do Mi

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)