Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Camisinhas já estão disponíveis em órgãos públicos


 

Desde setembro do ano passado que a prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), vem distribuindo preservativos nos órgãos públicos municipais, como também abastecendo constantemente as Unidades de Saúde, para que todos tenham acesso a este método preventivo e também aos esclarecimentos sobre as doenças sexualmente transmissíveis. A Semusa ainda realiza palestras para incentivar o uso da camisinha através dos seus técnicos especializados e educadores, quando solicitados.

Segundo algumas pesquisas de comportamento, 40% dos jovens entrevistados, declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais (Pesquisa Nacional de Demografia em Saúde – PNDS 2006), fato que preocupa a administração pública, uma vez que devido a esta falta de prevenção, aumenta o risco de contaminação.

Na manhã desta quarta-feira (26/01), uma das coordenadoras do programa DST/Aids da Semusa, Graça Reis, esteve na Junta Militar e no gabinete do prefeito, dois locais de grande movimentação, para reforçar a campanha do uso da camisinha. E como em outras unidades, fez a entrega de preservativos que ficarão à disposição de funcionários e demais visitantes. “É importante que em todas as secretarias e demais locais de atendimento ao público, o preservativo esteja à disposição de todos. Queremos incentivar a prevenção”, alertou.

Júlio Mercado, secretário da Junta de Serviço Militar da prefeitura de Porto Velho, destacou a iniciativa. “Os jovens devem estar conscientes da importância do uso da camisinha. A mídia mostra todos os dias o número de jovens contaminados que é alarmante, por isso temos que incentivar a prevenção. Aqui na Junta temos contato com centenas de jovens diariamente, e estaremos alertando sobre o perigo das DST’s, ajudando nesta campanha que deve ser permanente e disponibilizando também os preservativos”, disse Júlio.

Método Eficaz

O secretário da Semusa, Willames Pimentel, reforçou que a estratégia da prefeitura é sensibilizar a população de que a camisinha é o método mais eficaz no combate as doenças sexualmente transmissíveis e a uma gravidez indesejada. “Com esta distribuição queremos ampliar o acesso a este método que já existe nas unidades de saúde e que está sempre recebendo reposição, porém nem todas as pessoas adotaram a cultura de procurar as unidades”, disse.

Segundo Ida Peréa, diretora da Maternidade Municipal Mãe Esperança, além das DST’s, outra constatação preocupa o poder público: o número de adolescentes grávidas com idade entre 13 a 16 anos. “O poder público não pode controlar o início da idade sexual. O que é possível fazer é conscientizar sobre os métodos preventivos e disponibilizá-los gratuitamente, facilitando o acesso a eles”, disse Ida.

Saúde das servidoras

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), os casos de mulheres contaminadas vêm aumentando, principalmente na faixa etária acima de 50 anos. Para mudar este cenário e incentivar maior atenção à saúde e a prevenção de DST’s, a prefeitura implantou o projeto Saúde da Servidora, coordenado pela primeira dama Lucilene Peixoto, com o objetivo de incentivar as mulheres a cuidar mais da saúde. “Além da realização de vários exames, as mulheres são incentivadas a cuidar mais e melhor da saúde, através de palestras e demais atividades de orientação que envolva melhor qualidade de vida”, disse Lucilene.

São mais de quatro mil mulheres na administração municipal, o que representa cerca de 44,5% do total de servidores. “Temos a preocupação de levar conhecimento e prevenção a todos. Seja em nossas unidades, ou no nosso ambiente de trabalho”, reforçou a primeira dama, “porém, os homens também são beneficiados com programas de saúde do município”, completou.

Parceiros

Para contribuir também com a divulgação da estratégia de prevenção e combate às doenças sexualmente transmissíveis, jornalistas, redatores, fotógrafos e editores de vários órgãos de comunicação, receberam preservativos doados pelo Ministério da Saúde, nesta quarta feira, 25. A proposta é de que a imprensa ajude a difundir a idéia do “prevenir é melhor do que remediar”. Nas redações, todos os profissionais da imprensa se juntaram aos apelos da prefeitura municipal de Porto Velho, no sentido de colaborar com a divulgação de uma das campanhas mais importantes pela saúde da população.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS.  Na oportu

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)