Segunda-feira, 4 de maio de 2009 - 14h49
O Ministério da Saúde anunciou há pouco que 25 casos suspeitos de gripe suína já foram notificados no Brasil. Pelo levantamento anterior, as ocorrências somavam 18. Ao todo, 36 casos vêm sendo monitorados em 19 estados.
Os registros de casos suspeitos são: dez em São Paulo, quatro em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro, dois no Distrito Federal e dois em Tocantins. Os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná e Santa Catarina têm um caso em análise.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos confirmados da doença atingiram hoje (4) o número de 1.085, em 21 países.
Neste momento, representantes de oito ministérios, mais Casa Civil e do Gabinete de Segurança Institucional estão reunidos no Ministério da Saúde para tratar de soluções para a contenção da doença.
Ainda nesta tarde haverá uma conferência com ministros de Saúde de 34 países da América do Norte, do Sul, Central e Caribe, para avaliar o avanço da doença, atualizar os dados de infectação em cada país e trocar informações sobre procedimentos adotados. A conferência será coordenada pela Organização Pan Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS) na América do Sul, Central e Caribe.
Desde a semana passada, a gripe suina vem sendo chamada de gripe A, devido a manifestações dos produtores de carne suína que temem a redução do consumo do produto devido a doença.
Na última sexta-feira (1º), o ministério alterou a definição de caso suspeito e em monitoramento. Agora, são considerados suspeitas pessoas provenientes de qualquer área dos países com confirmação de casos e que apresentem os sintomas da gripe suína, ou que tenham tido contato próximo com alguém infectado. Antes, eram enquadradas nessa categoria pessoas que vinham apenas de áreas afetadas dentro desses países.
Pelas novas regras, qualquer passageiro de viagem internacional que apresentar os sintomas da gripe suína passa a ser monitorado. Até sexta-feira, eram considerados em monitoramento aqueles que vinham de países afetados.
Fonte: Luciana Lima - Agência Brasil
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Anúncios históricos realizados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta terça-feira (24), no Rio de Janeiro (RJ), fortalecem o Complexo Eco

Porto Velho (RO) recebe a partir desta quinta-feira (26 de maio), até o dia 31 deste mês, mais um programa cirúrgico da Operação Sorriso, organização

Atendimento noturno muda a rotina de pacientes em Porto Velho
Roberta Arroio, funcionária pública e moradora do bairro Cohab, chegou à unidade de saúde com sintomas gripais depois de um dia inteiro se sentindo ma

Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO
Rondônia recebe, de 16 a 20 de março, em Porto Velho, uma visita técnica voltada ao aprimoramento da vigilância dos vírus respiratórios, com a parti
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)