Segunda-feira, 4 de maio de 2009 - 14h49
O Ministério da Saúde anunciou há pouco que 25 casos suspeitos de gripe suína já foram notificados no Brasil. Pelo levantamento anterior, as ocorrências somavam 18. Ao todo, 36 casos vêm sendo monitorados em 19 estados.
Os registros de casos suspeitos são: dez em São Paulo, quatro em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro, dois no Distrito Federal e dois em Tocantins. Os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná e Santa Catarina têm um caso em análise.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos confirmados da doença atingiram hoje (4) o número de 1.085, em 21 países.
Neste momento, representantes de oito ministérios, mais Casa Civil e do Gabinete de Segurança Institucional estão reunidos no Ministério da Saúde para tratar de soluções para a contenção da doença.
Ainda nesta tarde haverá uma conferência com ministros de Saúde de 34 países da América do Norte, do Sul, Central e Caribe, para avaliar o avanço da doença, atualizar os dados de infectação em cada país e trocar informações sobre procedimentos adotados. A conferência será coordenada pela Organização Pan Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS) na América do Sul, Central e Caribe.
Desde a semana passada, a gripe suina vem sendo chamada de gripe A, devido a manifestações dos produtores de carne suína que temem a redução do consumo do produto devido a doença.
Na última sexta-feira (1º), o ministério alterou a definição de caso suspeito e em monitoramento. Agora, são considerados suspeitas pessoas provenientes de qualquer área dos países com confirmação de casos e que apresentem os sintomas da gripe suína, ou que tenham tido contato próximo com alguém infectado. Antes, eram enquadradas nessa categoria pessoas que vinham apenas de áreas afetadas dentro desses países.
Pelas novas regras, qualquer passageiro de viagem internacional que apresentar os sintomas da gripe suína passa a ser monitorado. Até sexta-feira, eram considerados em monitoramento aqueles que vinham de países afetados.
Fonte: Luciana Lima - Agência Brasil
Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO
Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor
Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)