Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Brasil registra 3 primeiros casos de doença asiática


 
Carolina Pimentel
Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Saúde informou que foram registrados três casos da doença chikungunya, originária do Sudeste Asiático e da África. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegipti, o mesmo vetor da dengue. É a primeira vez que surgem casos dessa doença no Brasil. Os infectados são dois homens, um do Rio de Janeiro e outro de São Paulo, que viajaram para a Indonésia, e uma mulher, moradora de São Paulo, que chegou recentemente de uma viagem à Índia. De acordo com o ministério, os três foram atendidos aqui no Brasil e passam bem.

Desconhecida do brasileiro, a chikungunya não é transmitida por contato pessoal. Até o momento, não há registro de transmissão da doença dentro do país, nem de casos suspeitos além dos três já diagnosticados.

A taxa de mortalidade da doença é baixa, muito inferior à da dengue. Em 2006, houve um surto na Índia que contaminou 1,3 milhão de pessoas, sem ocorrência de mortes. Os principais sintomas da chikungunya são febre alta e dores fortes nas articulações. A fase crônica pode durar seis meses. Não há vacinas disponíveis e o tratamento é feito com analgésicos e anti-inflamatórios.

O Brasil tem laboratórios que conseguem identificar a doença e o Ministério da Saúde informou que o país reúne condições para tratar os infectados. Para que a doença não se alastre, a recomendação é idêntica à de prevenção da dengue: evitar acúmulo de água parada para impedir a proliferação do mosquito transmissor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O mutirão de cirurgias da Sesau é sucesso

O mutirão de cirurgias da Sesau é sucesso

O mutirão de cirurgias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vem dando resultados muito positivos, o que tem mostrado que esse é o mo

Prefeitura assina contrato da nova Policlínica e dá posse a 150 novos profissionais de saúde nesta terça (14)

Prefeitura assina contrato da nova Policlínica e dá posse a 150 novos profissionais de saúde nesta terça (14)

A Prefeitura de Porto Velho convida toda a população e os veículos de imprensa para acompanharem um momento histórico para a capital: a assinatura d

UBS Green Park recebe ação gratuita voltada à saúde do homem em Ji-Paraná

UBS Green Park recebe ação gratuita voltada à saúde do homem em Ji-Paraná

No próximo dia 17 de outubro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Green Park, em Ji-Paraná, Rondônia, recebe uma ação gratuita voltada à saúde do homem,

Governo de Rondônia reforça compromisso com a saúde e amplia atendimentos pelo SUS no estado

Governo de Rondônia reforça compromisso com a saúde e amplia atendimentos pelo SUS no estado

O governo do estado de Rondônia ampliou os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da contratação de hospitais particulares, que passa

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)