Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Brasil registra 3 primeiros casos de doença asiática


 
Carolina Pimentel
Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Saúde informou que foram registrados três casos da doença chikungunya, originária do Sudeste Asiático e da África. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegipti, o mesmo vetor da dengue. É a primeira vez que surgem casos dessa doença no Brasil. Os infectados são dois homens, um do Rio de Janeiro e outro de São Paulo, que viajaram para a Indonésia, e uma mulher, moradora de São Paulo, que chegou recentemente de uma viagem à Índia. De acordo com o ministério, os três foram atendidos aqui no Brasil e passam bem.

Desconhecida do brasileiro, a chikungunya não é transmitida por contato pessoal. Até o momento, não há registro de transmissão da doença dentro do país, nem de casos suspeitos além dos três já diagnosticados.

A taxa de mortalidade da doença é baixa, muito inferior à da dengue. Em 2006, houve um surto na Índia que contaminou 1,3 milhão de pessoas, sem ocorrência de mortes. Os principais sintomas da chikungunya são febre alta e dores fortes nas articulações. A fase crônica pode durar seis meses. Não há vacinas disponíveis e o tratamento é feito com analgésicos e anti-inflamatórios.

O Brasil tem laboratórios que conseguem identificar a doença e o Ministério da Saúde informou que o país reúne condições para tratar os infectados. Para que a doença não se alastre, a recomendação é idêntica à de prevenção da dengue: evitar acúmulo de água parada para impedir a proliferação do mosquito transmissor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realizará, a partir, do dia 02 de março, a campanha de prevenção do câncer de colo do útero, “Março Lilás”, que tem como o

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)