Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Brasil lidera a América Latina contra mudanças na Declaração de Helsinki


                                                                      
O médico rondoniense José Hiran Gallo – tesoureiro do Conselho Federal de Medicina - posicionou-se contrário às alterações feitas nos artigos 29 e 32 da Declaração de Helsinki, que permite o uso de placebo (forma farmacêutica sem atividade, cujo aspecto é idêntico ao de outra farmacologicamente ativa) mesmo havendo tratamento reconhecidamente eficaz, por razões metodológicas.

As mudanças foram decididas em assembléia geral da Associação Médica Mundial, realizada de 15 a 18 de outubro, em Seul/Coréia do Sul. Segundo Hiran, um dos representantes do Brasil na assembléia, o CFM votou contra as mudanças. “O Brasil foi derrotado por penas um voto”.

No Brasil, no dia 22 de outubro, o CFM convocou uma plenária e publicou baixou uma resolução, a de número 1885/2008, restringindo o vínculo de médicos com pesquisas envolvendo seres humanos e que utilizem placebos em seus experimentos. “É vedado ao médico vinculo de qualquer natureza com pesquisas médicas envolvendo seres humanos, que utilizem placebo em seus experimentos, quando houver tratamento eficaz e efetivo para a doença pesquisada”.

A medida, de acordo com Hiran, visa manter os padrões éticos da medicina nos níveis mais elevados e, principalmente, na defesa dos interesses dos seres humanos, ‘única e verdadeira razão de ser da medicina’.

“Acompanhei todas as fases dos debates na reunião em Seul”, garante o tesoureiro. Além de Hiran, representaram o Brasil o presidente do CFM - Edson de Oliveira Andrade – e o presidente da Associação Médica Brasileira e presidente de ética mundial - José Luiz Gomes do Amaral.

Confemel

Na semana seguinte a reunião na Coréia, os médicos brasileiros seguiram para Bueno Aires/Argentina, onde participaram da reunião da Confederação Médica Latina e Caribenha (Confemel). Mais uma vez a Declaração de Helsinki foi discutida. “Todos os países que compõem a confederação apoiaram o Brasil”, acentua Hiran

Foi feita ainda a eleição para os dirigentes da Confederação. O Brasil ficou com a secretaria geral, cargo que será ocupado pelo médico Marco Antonio Becaer. Hiran Gallo ficou com o cargo de diretor executivo da Confederação.

Fonte: Ascom/Cremero

 

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Ação estratégica da Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Governo Federal, os atendimentos promovidos ao longo de todo o mês de fevereiro pela C

Prefeitura orienta sobre acesso ao implanon em Porto Velho

Prefeitura orienta sobre acesso ao implanon em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforçam que o acesso ao implanon vai ocorrer por meio da rede pública municipa

Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Neste sábado (28), o prefeito Léo Moraes dá início a mais uma ação voltada à saúde da mulher em Porto Velho, o mutirão do implanon. A iniciativa vai

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)