Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Bairro Nacional terá nova unidade de saúde do PSF


 
Uma nova unidade para abrigar as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) será construída pela Prefeitura de Porto Velho no bairro Nacional. O posto será edificado no mesmo local onde hoje funciona a Unidade de Saúde Ronaldo Aragão e os recursos, no valor de R$ 700 mil, virão das compensações da usina hidrelétrica de Santo Antônio. A informação foi confirmada, pelo secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel. “Estamos aguardando a liberação do terreno para iniciar a construção. O prédio atual será demolido para que a nova unidade possa ser edificada”, afirmou. 

Enquanto o posto permanece fechado, a população do bairro e regiões adjacentes que buscavam os serviços no Ronaldo Aragão, serão atendidas pelos profissionais do Ana Adelaide, de acordo com o que informou o secretário de Saúde. Para iniciar a obra, a prefeitura aguarda a doação do terreno que pertence ao Governo do Estado. A proposta de doação feita pelo prefeito Roberto Sobrinho, está sendo analisada pela Procuradoria Geral do Estado. 

O arquiteto Sílvio Carvajal Feitosa, da Secretária Municipal de Saúde, explicou que a nova unidade será construída para abrigar duas equipes do Programa de Saúde da Família que contará, cada uma, com um odontólogo, um clínico geral e um ginecologista.“O prédio contará também com um mini auditório, espaço para uma guarita da Polícia Militar, estacionamento e um bicicletário. Tudo isso para que possamos oferecer às pessoas que buscarem atendimento naquela unidade de saúde, um ambiente mais confortável”, disse.

Equipes Multiprofissionais

O secretário Williames Pimentel explicou que Programa de Saúde da Família é desenvolvido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. “Por isso o PSF representa tanto uma estratégia para reverter a forma atual de prestação de assistência à saúde como uma proposta de reorganização da atenção básica como eixo de reorientação do modelo assistencial, respondendo a uma nova concepção de saúde não mais centrada somente na assistência à doença mas, sobretudo, na promoção da qualidade de vida e intervenção nos fatores que a colocam em risco. Caracteriza-se pela sintonia com os princípios da universalidade, eqüidade da atenção e integralidade das ações.”, adiantou o secretário. 

Fonte:  Joel Elias   

Mais Sobre Saúde

Projeto que ajuda a reduzir danos psicoemocionais em pacientes com Covid-19 recebe apoio da Sicoob Credip

Projeto que ajuda a reduzir danos psicoemocionais em pacientes com Covid-19 recebe apoio da Sicoob Credip

O Hospital Regional de São Francisco do Guaporé, em Rondônia, é referência em saúde para o tratamento hospitalar da Covid-19, em casos que demandem in