Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Atividades na São Lucas no Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído




A Faculdade São Lucas, através do Departamento de Fonoaudiologia, em parceria com o Ministério Público e Batalhão da Polícia Ambiental, participa da Campanha do 15º Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. Considerando os efeitos nocivos da poluição sonora para saúde e meio ambiente, há 15 anos o Leangue for the Hard of Hearing, atualmente o Center for Hearing and Comunication, promove mundialmente um evento de conscientização que são 60 segundos de silêncio para destacar o impacto do ruído na vida cotidiana, proporcionando aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização sobre um problema que atinge a todos. Trata-se do International Noise Awareness Day (INAD) ou Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído que ocorre em uma data móvel, sempre uma quarta-feira do mês de abril. Em 2010, será nesta quarta, dia 28 de abril. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC) e a Academia Brasileira de Audiologia (ABA) organizam as ações há três anos e incorporaram outras atividades respeitando a diversidade do território nacional e criatividade dos parceiros locais.

Em Rondônia, a Campanha do 15º Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído é coordenada pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas e este ano está sendo desenvolvida em parceria com o Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Batalhão da Polícia Ambiental, Clínica Limiar e Transporte Coletivo Rio Madeira. Segundo a organizadora da campanha na região norte, fonoaudióloga Isabel Cristiane Kuniyoshi, em 2010 o foco das ações em Porto Velho está voltado para o ruído urbano porque é crescente número da população e de veículos na cidade, fatores que elevam os índices de poluição sonora. Por se tratar de um problema que extrapola o setor saúde, o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas estendeu os propósitos da campanha para as questões ambientais e legais, firmando parceria com o Ministério Público e Batalhão da Polícia Ambiental.

A coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia da FSL, professora Viviane Perillo, salienta que, devido à complexidade do assunto ‘poluição sonora’, faz-se necessário uma ação intersetorial em seu enfrentamento de forma que articule saberes e poderes diversos. Nesse sentido, considera que a parceria ora firmada entre a Fonoaudiologia - ciência da Saúde, com o Ministério Público e Batalhão da Polícia Ambiental terá repercussão importante no combate educativo à poluição sonora no estado. Para o Tenente Coronel Vilson de Salles Machado, Comandante do Batalhão Ambiental, a poluição sonora é um problema ambiental grave na capital, embora exista legislação específica que regula os limites de emissão de ruídos e estabelece medidas de proteção para a coletividade dos efeitos danosos à saúde. Segundo ele, a conscientização do problema por parte da população é uma valiosa contribuição para a redução do ruído urbano. No decorrer desta semana, em diversos locais da cidade haverá grupos formados por alunos e professores de Fonoaudiologia e policiais do Batalhão Ambiental prestando orientações sobre os efeitos da poluição sonora na saúde e meio ambiente.


PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA

MANHÃ (8h às 10h) – Centro Empresarial Porto Velho: orientações à população

TARDE (13h30) - Centro Empresarial Porto Velho – orientações à população sobre os efeitos da poluição sonora.

TARDE (14h às 16h) - Praça Jonatas Pedrosa: Batalhão da Polícia Ambiental e Curso de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas farão medição do ruído no local e prestarão orientações aos transeuntes sobre efeitos da poluição sonora.

TARDE (15h) - Creche Carinho de Mãe: atividades educativas com crianças de 0 a 5 anos sobre o combate à poluição sonora.

TARDE (16h30 às 18h) - Cruzamento das Avenidas Jorge Teixeira e Carlos Gomes - Batalhão da Polícia Ambiental e Curso de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas farão medição do ruído no local e prestarão orientações aos transeuntes sobre efeitos da poluição sonora.

FINAL DE SEMANA (sexta e sábado) - Avenida Pinheiro Machado (região de bares e restaurantes): Batalhão da Polícia Ambiental e Curso de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas prestarão orientações aos freqüentadores de bares e restaurantes sobre efeitos da poluição sonora.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)