Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Atendimentos nas unidades básicas de saúde de Porto Velho crescem mais de 50% em julho e agosto

Comparativo é relacionado ao mesmo período do ano passado


Atendimentos nas unidades básicas de saúde de Porto Velho crescem mais de 50% em julho e agosto - Gente de Opinião

A demanda de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde de Porto Velho segue aumentando com o período crítico de baixa umidade do ar e o agravo das queimadas. Segundo dados fornecidos pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), comparando o período de 1 de julho a 31 de agosto deste ano ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de cerca de 56% de pacientes com problemas que podem ou não estar ligados a complicações causadas pela fumaça.

Os problemas são variados, como asma, bronquite, DPOC, sinusite, rinite e conjuntivite. Além de ser um problema de crise ambiental, as queimadas trazem uma série de prejuízos à saúde da população devido aos vários elementos tóxicos nocivos ao nosso organismo. A fumaça liberada durante a queimada desencadeia diversas doenças respiratórias ou agravam doenças respiratórias já existentes.

Pessoas com doenças crônicas, crianças e idosos são mais suscetíveis a contraírem qualquer uma destas complicações. Já em pessoas saudáveis é mais comum desenvolverem crises alérgicas neste período, como a sinusite e a rinite.

Olhos vermelhos, falta de ar, pele irritada, tosse, catarro, nariz entupido e crises alérgicas são as principais queixas entre os pacientes. A Semusa orienta para que sintomas leves como tosse e coriza sejam tratados em casa com lavagem nasal e oferta de mais líquidos quando se trata de crianças.

Para sintomas mais graves, como esforço respiratório, tosses constantes ou febre, o ideal é procurar atendimento médico para evitar complicações, como a pneumonia que pode levar à insuficiência respiratória. O primeiro atendimento pode ser buscado na unidade básica do bairro.

 

DENÚNCIAS DE QUEIMADAS

As denúncias de queimadas podem ser feitas para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) pelo e-mail fiscalizacaosemapvh@gmail.com, através de ligações ou mensagem de WhatsApp para (69) 984234092. Ao fazer a denúncia, a pessoa deve informar o endereço completo do local da queimada, como o nome da rua, número e bairro, pois isso facilita a ação dos fiscais. A competência do município hoje é a de identificar e autuar o infrator. Já o combate direto ao fogo é tarefa do Corpo de Bombeiros, que pode ser contatado pelo telefone 193.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)