Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Atendimentos nas unidades básicas de saúde de Porto Velho crescem mais de 50% em julho e agosto

Comparativo é relacionado ao mesmo período do ano passado


Atendimentos nas unidades básicas de saúde de Porto Velho crescem mais de 50% em julho e agosto - Gente de Opinião

A demanda de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde de Porto Velho segue aumentando com o período crítico de baixa umidade do ar e o agravo das queimadas. Segundo dados fornecidos pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), comparando o período de 1 de julho a 31 de agosto deste ano ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de cerca de 56% de pacientes com problemas que podem ou não estar ligados a complicações causadas pela fumaça.

Os problemas são variados, como asma, bronquite, DPOC, sinusite, rinite e conjuntivite. Além de ser um problema de crise ambiental, as queimadas trazem uma série de prejuízos à saúde da população devido aos vários elementos tóxicos nocivos ao nosso organismo. A fumaça liberada durante a queimada desencadeia diversas doenças respiratórias ou agravam doenças respiratórias já existentes.

Pessoas com doenças crônicas, crianças e idosos são mais suscetíveis a contraírem qualquer uma destas complicações. Já em pessoas saudáveis é mais comum desenvolverem crises alérgicas neste período, como a sinusite e a rinite.

Olhos vermelhos, falta de ar, pele irritada, tosse, catarro, nariz entupido e crises alérgicas são as principais queixas entre os pacientes. A Semusa orienta para que sintomas leves como tosse e coriza sejam tratados em casa com lavagem nasal e oferta de mais líquidos quando se trata de crianças.

Para sintomas mais graves, como esforço respiratório, tosses constantes ou febre, o ideal é procurar atendimento médico para evitar complicações, como a pneumonia que pode levar à insuficiência respiratória. O primeiro atendimento pode ser buscado na unidade básica do bairro.

 

DENÚNCIAS DE QUEIMADAS

As denúncias de queimadas podem ser feitas para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) pelo e-mail fiscalizacaosemapvh@gmail.com, através de ligações ou mensagem de WhatsApp para (69) 984234092. Ao fazer a denúncia, a pessoa deve informar o endereço completo do local da queimada, como o nome da rua, número e bairro, pois isso facilita a ação dos fiscais. A competência do município hoje é a de identificar e autuar o infrator. Já o combate direto ao fogo é tarefa do Corpo de Bombeiros, que pode ser contatado pelo telefone 193.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)