Terça-feira, 23 de novembro de 2021 - 16h45
“Quando chegou a notícia que iria receber o transplante, nem acreditei, mas fiquei extremamente feliz em saber que alguém, em algum lugar, tinha decidido doar algo que vai mudar a minha vida”. O relato é da aposentada Maria Helena, moradora de Jaru, que fez a cirurgia de transplante de córnea, realizada pela equipe médica do Governo de Rondônia, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho.
A paciente foi diagnosticada com leucoma no olho direito na infância, aos sete anos, após ter contraído sarampo. O trauma da doença ocasionou catarata. Com 68 anos, nunca perdeu a esperança de voltar a enxergar e a após 61 anos conseguiu um doador.
O transplante de córnea contou com a participação de uma médica, uma técnica de enfermagem e uma enfermeira, além da equipe do Banco de Olhos de Rondônia.
“A equipe de transplante de Rondônia está preparada para realizar os melhores transplantes com todo cuidado e um único objetivo, salvar vidas”, enfatizou o gestor da Secretaria de Estado da Saúde, Fernando Máximo.
O procedimento teve a duração de duas horas, onde foram realizados o transplante de córnea e cirurgia de catarata com implante de lente ocular. “Essa cirurgia foi gratificante, visto que a paciente tinha grande dificuldade em enxergar desde a infância, portanto participar desse transplante, desse momento único para ela, foi recompensador”, destacou a oftalmologista do Hospital de Base, Maria Ivanete.
A médica comentou ainda sobre a doação de órgãos, que “esse gesto pode melhorar e salvar muitas vidas”.
A aposentada, que não escondeu a felicidade estampada no rosto, disse que seu maior desejo depois que se recuperar da cirurgia, é realizar um culto com amigos para agradecer pelo presente que recebeu de Deus e também fazer uma grande oração para a família do doador.
CAPTAÇÃO DE CÓRNEAS
A captação de córneas é realizada pelo Banco de Olhos de Rondônia. A doação, originalmente, é de pessoas que foram a óbito recentemente, cuja disposição de doar já foi formalizada em vida ou então, por familiares, voluntariamente, logo após o óbito.
As córneas retiradas são submetidas a cuidadosos exames, sendo somente utilizados quando da constatação segura da inexistência de vírus da Aids, Hepatite, alterações e outros.
COMO SER DOADOR
Para ser doador no Brasil, a pessoa não precisa deixar nada escrito, em nenhum documento, basta informar à família sobre o desejo. O procedimento só ocorre depois da autorização familiar.
Um doador falecido pode doar, fígado, rins, córneas, pâncreas, intestino, veias, ossos e tendões, ou seja, uma única pessoa, pode salvar várias vidas.
Além disso, existe o doador voluntário que pode doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea ou parte do pulmão, para pessoas de até quarto grau de parentesco e cônjuges.
Em Rondônia, os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas
Entre os anos de 2019 e 2024, o governo de Rondônia ampliou em quase 40% o número de cirurgias realizadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde
Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anunciou nesta sexta-feira (9) o lançamento do Edital 019 do processo
ASSDACO anuncia mais uma campanha de prevenção ao câncer em Corumbiara
O município de Corumbiara, localizado na região Cone Sul de Rondônia, recebe no próximo sábado, dia 17 de maio, mais uma edição das Campanhas Combon
TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal
O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) deflagrou, esta semana, uma grande operação na área da saúde, em municípios da região Central do Estado e