Terça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Anvisa cancela registro de próteses da marca Rofil


Carolina Pimentel
Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu hoje (10) cancelar o registro das próteses mamárias de silicone da marca holandesa Rofil e proibir a venda do produto no país. A decisão foi tomada depois da constatação de que a Rofil comprou material da empresa francesa Poly Implant Prothese (PIP) para a fabricação dos implantes.

A PIP é acusada de ter usado silicone industrial nos produtos, o que aumenta o risco de ruptura da prótese. A Anvisa também recebeu queixas de mulheres contra a marca holandesa. A prótese mamária da Rofil é importada e distribuída pela empresa Pharmedic Pharmaceutical, que detém o registro desde 2009 com validade até 2014. O cancelamento e proibição de venda do material da Rofil devem ser publicados no Diário Oficial da União nos próximos dias.

O gerente comercial da Pharmedic Pharmaceutical, Adriano de Paiva, informou que a empresa vendeu somente um lote com 50 pares de próteses em 2009. Depois daquele ano, a empresa não fez nenhuma importação porque o produto encareceu muito – passando de R$ 2 mil para R$ 2,5, disse Paiva. Ele acrescentou que, até hoje, a empresa não recebeu qualquer reclamação de pacientes.

A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética recomenda a retirada preventiva das próteses da Rofil, assim como no caso das próteses da PIP. Já a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aconselha as mulheres com implantes da PIP a procurar seu médico para uma avaliação clínica.

Amanhã (11), técnicos da Anvisa e das entidades representativas dos cirurgiões plásticos vão se reunir para definir como será o atendimento a pacientes com implantes da PIP. A agência informou ter recebido pelo menos 12 queixas de usuárias.

A venda das próteses PIP está proibida no Brasil desde abril de 2010. O registro foi cancelado no dia 30 de dezembro de 2011, após a divulgação das denúncias, na França, de uso de material impróprio e risco maior de rompimento das próteses.
 

Edição: Lana Cristina//Matéria ampliada às 17h34
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O mutirão de cirurgias da Sesau é sucesso

O mutirão de cirurgias da Sesau é sucesso

O mutirão de cirurgias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vem dando resultados muito positivos, o que tem mostrado que esse é o mo

Prefeitura assina contrato da nova Policlínica e dá posse a 150 novos profissionais de saúde nesta terça (14)

Prefeitura assina contrato da nova Policlínica e dá posse a 150 novos profissionais de saúde nesta terça (14)

A Prefeitura de Porto Velho convida toda a população e os veículos de imprensa para acompanharem um momento histórico para a capital: a assinatura d

UBS Green Park recebe ação gratuita voltada à saúde do homem em Ji-Paraná

UBS Green Park recebe ação gratuita voltada à saúde do homem em Ji-Paraná

No próximo dia 17 de outubro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Green Park, em Ji-Paraná, Rondônia, recebe uma ação gratuita voltada à saúde do homem,

Governo de Rondônia reforça compromisso com a saúde e amplia atendimentos pelo SUS no estado

Governo de Rondônia reforça compromisso com a saúde e amplia atendimentos pelo SUS no estado

O governo do estado de Rondônia ampliou os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da contratação de hospitais particulares, que passa

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)