Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Anvisa cancela registro de próteses da marca Rofil


Carolina Pimentel
Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu hoje (10) cancelar o registro das próteses mamárias de silicone da marca holandesa Rofil e proibir a venda do produto no país. A decisão foi tomada depois da constatação de que a Rofil comprou material da empresa francesa Poly Implant Prothese (PIP) para a fabricação dos implantes.

A PIP é acusada de ter usado silicone industrial nos produtos, o que aumenta o risco de ruptura da prótese. A Anvisa também recebeu queixas de mulheres contra a marca holandesa. A prótese mamária da Rofil é importada e distribuída pela empresa Pharmedic Pharmaceutical, que detém o registro desde 2009 com validade até 2014. O cancelamento e proibição de venda do material da Rofil devem ser publicados no Diário Oficial da União nos próximos dias.

O gerente comercial da Pharmedic Pharmaceutical, Adriano de Paiva, informou que a empresa vendeu somente um lote com 50 pares de próteses em 2009. Depois daquele ano, a empresa não fez nenhuma importação porque o produto encareceu muito – passando de R$ 2 mil para R$ 2,5, disse Paiva. Ele acrescentou que, até hoje, a empresa não recebeu qualquer reclamação de pacientes.

A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética recomenda a retirada preventiva das próteses da Rofil, assim como no caso das próteses da PIP. Já a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aconselha as mulheres com implantes da PIP a procurar seu médico para uma avaliação clínica.

Amanhã (11), técnicos da Anvisa e das entidades representativas dos cirurgiões plásticos vão se reunir para definir como será o atendimento a pacientes com implantes da PIP. A agência informou ter recebido pelo menos 12 queixas de usuárias.

A venda das próteses PIP está proibida no Brasil desde abril de 2010. O registro foi cancelado no dia 30 de dezembro de 2011, após a divulgação das denúncias, na França, de uso de material impróprio e risco maior de rompimento das próteses.
 

Edição: Lana Cristina//Matéria ampliada às 17h34
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)