Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Antes de viajar, dê atenção à saúde



Nesta época do ano, muita gente se preocupa com preparativos de viagem e se esquece de consultar um médico para checar se a saúde está boa ou se há necessidade de fazer pequenos ajustes na dosagem da medicação diária. Problemas relacionados à pressão arterial são os mais comuns.

De acordo com o médico cardiologista Otávio Gebara, diretor clínico do Hospital Santa Paula, pressão baixa não é doença, mas muitas pessoas experimentam episódios de queda da pressão durante suas atividades diárias que podem ser sintomáticos. Em viagens a lugares quentes, como o litoral, esses episódios tendem a se intensificar.

Gebara diz que os indivíduos que têm hipertensão arterial (HAS) têm que tomar cuidado ao viajar nas temporadas de calor excessivo. “O efeito dos medicamentos para baixar a pressão vai se somar ao efeito hipotensor da temperatura elevada. Além disso, o paciente em uso desses remédios perde o mecanismo regulatório da queda da pressão induzida pela temperatura, podendo experimentar episódios de pressão baixa com tontura, sensação de desmaio e zumbido. O melhor a fazer é evitar exposição prolongada ao sol e manter-se adequadamente hidratado.”

Quando um paciente hipertenso viaja para lugares montanhosos o problema é outro, podendo apresentar mal-estar porque o ar rarefeito exige que o coração trabalhe mais para que a pessoa respire normalmente. Na opinião do cardiologista, além de eventualmente ajustar a dosagem do remédio para pressão alta, o paciente hipertenso que passa férias na praia ou nas montanhas também é aconselhado a fazer uma dieta restritiva de sal, evitar frituras e álcool, e se expor moderadamente ao sol.
 

Mais cuidados nas alturas

Viagens de avião também podem levar a manifestações como indisposições, enjoos e dor de cabeça. “Apesar de os aviões serem pressurizados, é comum o hipertenso sentir uma sensação estranha nos ouvidos e certa tontura ou falta de ar enquanto a aeronave está ganhando altitude. Nesses casos, é importante que a pessoa dê preferência a comidas leves e ingira muita água”, recomenda o doutor Otávio Gebara.

Fonte: Doutor Otávio Gebara, médico cardiologista, diretor clínico do Hospital Santa Paula (www.santapaula.com.br)
Jornalista responsável: Heloísa Paiva

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)