Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Anderson Pereira fiscaliza e ouve demandas de servidores no maior hospital infantil de Rondônia

Unidade está sob alerta devido casos de crianças infectadas com o vírus H1N1


Anderson Pereira fiscaliza e ouve demandas de servidores no maior hospital infantil de Rondônia - Gente de Opinião

O crescente índice de reclamações da comunidade envolvendo a precariedade no sistema público de saúde dentro da cidade de Porto Velho, levou o deputado Anderson Pereira (Pros) a fiscalizar as instalações do hospital Infantil Cosme e Damião, onde viu de perto os problemas enfrentados pelos servidores, pacientes e comunidade em geral.

O Hospital Infantil Cosme e Damião é referência e o único na região Norte para atendimento de urgência e emergência pediátrica, acolhendo crianças não apenas de Rondônia, mas também do sul do Amazonas, noroeste de Mato Grosso e Bolívia.

No total, 200 crianças, em média, são atendidas todos os dias. Desses, pelo menos 80% são casos de baixa complexidade que podem ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município.

Durante fiscalização, o parlamentar ouviu servidores que descontentes trabalham diuturnamente em um local insalubre, com alimentação de péssima qualidade, banheiros sem a devida higiene adequada, além da remuneração defasada.

Mesmo com toda dificuldade enfrentada, o parlamentar faz questão de parabenizar o empenho, dedicação e trabalho dos servidores da saúde em geral, médicos, enfermeiros, técnicos e administrativo.

 

Vírus H1N1 

Ao questionar médicos e enfermeiros, a equipe do deputado Anderson foi informada que o hospital está sob alerta devido a crianças que apresentaram a gripe rival conhecida como H1N1, totalizando cinco. Duas estão internadas na UTI e três estão sendo monitoradas e encontram-se isoladas para não contaminar outras crianças que estão em tratamento.

A Influenza é um vírus respiratório que, em 2009, entrou configurado como pandemia no Brasil. Hoje, já considerado um vírus sazonal, fica disperso no ar e, no Estado, aumenta a probabilidade de infecções no período chuvoso, com maior circulação entre os meses de janeiro e maio. A Influenza tem dois tipos: A e B. O vírus de maior ocorrência de surtos e epidemias é o tipo A, que tem subtipos, onde a maior frequência é o tão conhecido H1N1.

O problema é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves e até mesmo a morte. Rondônia já registrou um caso de óbito causado pela infecção do vírus H1N1.

Após visita ao hospital e verificar a intensa demanda e constatar a realidade do local, o deputado Anderson vai levar as demandas para a Comissão de Saúde da casa de leis para expor as principais dificuldades da unidade.

O deputado afirmou que está com seu gabinete à disposição da comunidade para receber denúncias envolvendo problemas no sistema público de saúde, todas serão apuradas e se necessário for vai cobrar em plenário.

O parlamentar seguirá cumprindo uma agenda de fiscalização a unidades de saúde e reuniões com autoridades públicas na busca de uma intervenção, que resultem em melhorias imediata.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)