Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Saúde

Anderson Pereira fiscaliza e ouve demandas de servidores no maior hospital infantil de Rondônia

Unidade está sob alerta devido casos de crianças infectadas com o vírus H1N1


Anderson Pereira fiscaliza e ouve demandas de servidores no maior hospital infantil de Rondônia - Gente de Opinião

O crescente índice de reclamações da comunidade envolvendo a precariedade no sistema público de saúde dentro da cidade de Porto Velho, levou o deputado Anderson Pereira (Pros) a fiscalizar as instalações do hospital Infantil Cosme e Damião, onde viu de perto os problemas enfrentados pelos servidores, pacientes e comunidade em geral.

O Hospital Infantil Cosme e Damião é referência e o único na região Norte para atendimento de urgência e emergência pediátrica, acolhendo crianças não apenas de Rondônia, mas também do sul do Amazonas, noroeste de Mato Grosso e Bolívia.

No total, 200 crianças, em média, são atendidas todos os dias. Desses, pelo menos 80% são casos de baixa complexidade que podem ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município.

Durante fiscalização, o parlamentar ouviu servidores que descontentes trabalham diuturnamente em um local insalubre, com alimentação de péssima qualidade, banheiros sem a devida higiene adequada, além da remuneração defasada.

Mesmo com toda dificuldade enfrentada, o parlamentar faz questão de parabenizar o empenho, dedicação e trabalho dos servidores da saúde em geral, médicos, enfermeiros, técnicos e administrativo.

 

Vírus H1N1 

Ao questionar médicos e enfermeiros, a equipe do deputado Anderson foi informada que o hospital está sob alerta devido a crianças que apresentaram a gripe rival conhecida como H1N1, totalizando cinco. Duas estão internadas na UTI e três estão sendo monitoradas e encontram-se isoladas para não contaminar outras crianças que estão em tratamento.

A Influenza é um vírus respiratório que, em 2009, entrou configurado como pandemia no Brasil. Hoje, já considerado um vírus sazonal, fica disperso no ar e, no Estado, aumenta a probabilidade de infecções no período chuvoso, com maior circulação entre os meses de janeiro e maio. A Influenza tem dois tipos: A e B. O vírus de maior ocorrência de surtos e epidemias é o tipo A, que tem subtipos, onde a maior frequência é o tão conhecido H1N1.

O problema é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves e até mesmo a morte. Rondônia já registrou um caso de óbito causado pela infecção do vírus H1N1.

Após visita ao hospital e verificar a intensa demanda e constatar a realidade do local, o deputado Anderson vai levar as demandas para a Comissão de Saúde da casa de leis para expor as principais dificuldades da unidade.

O deputado afirmou que está com seu gabinete à disposição da comunidade para receber denúncias envolvendo problemas no sistema público de saúde, todas serão apuradas e se necessário for vai cobrar em plenário.

O parlamentar seguirá cumprindo uma agenda de fiscalização a unidades de saúde e reuniões com autoridades públicas na busca de uma intervenção, que resultem em melhorias imediata.

Mais Sobre Saúde

Deputado Lazinho da Fetagro propõe atendimento preferencial à portadores de fibromialgia

Deputado Lazinho da Fetagro propõe atendimento preferencial à portadores de fibromialgia

Em atenção às pessoas que portam a doença fibromialgia, o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) indicou ao Governo do Estado, por meio da Secret

Porto Velho: Ação na unidade de saúde Castanheira oferece tratamento auditivo

Porto Velho: Ação na unidade de saúde Castanheira oferece tratamento auditivo

A Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Castanheira, na zona Sul de Porto Velho, realizou, no último sábado (18/5), uma ação de acolhimento e a

Jovem rolimourense morreu vítima de Chikungunya

Jovem rolimourense morreu vítima de Chikungunya

Uma acadêmica do curso de Pedagogia, 22 anos de idade, moradora de Rolim de Moura (RO), teve a vida interrompida vítima de Chikungunya. De acordo co

Rede de farmácias de manipulação Pharmapele inaugura primeira loja em Porto Velho

Rede de farmácias de manipulação Pharmapele inaugura primeira loja em Porto Velho

No dia 06 de junho, a maior rede de farmácias de manipulação chegará na cidade de Porto Velho (RO). “A inauguração desta nova loja é realmente a concr