Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Amazônia Legal e Nordeste concentram metade da mortalidade infantil do país



Lisiane Wandscheer
Agência Brasil


Brasília - O ministro da Saúde José Gomes Temporão disse hoje (10), durante o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas que metade dos casos de mortalidade infantil acontecem em 207 municípios do Nordeste e da Amazônia Legal.

Temporão convocou os prefeitos a colaborarem no desafio de reduzir a mortalidade infantil no Brasil e antecipar o cumprimento da Meta do Milênio. "Vamos alcançar a Metade do Milênio que prevê a redução dos atuais 19.3 casos de mortes por cada grupo de mil crianças menores de um ano, para 14.4 prevista para 2015, para ser alcançada em 2012. Contamos com a participação dos municípios", disse.

O ministro destacou a importância de atacar o problema desde a gravidez por meio de um trabalho de conscientização sobre a necessidade da gestante realizar o pré-natal. "Precisamos priorizar o período néo-natal, o parto e o primeiro mês de vida. Nosso objetivo é reduzir a mortalidade 5% ao ano, através da qualificação da dos sistemas de urgência e emergência, ampliação dos bancos de leite humanos, transportes seguros através da Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), para que nos locais mais distantes os pais possam transportar seus filhos com segurança até o atendimento médico", afirmou.

Por fim Temporão fez uma apelo aos prefeitos para que atualizem as informações sobre as mortes de crianças nos seus municípios. "Os prefeitos deveriam monitorar de perto e exigir um atestado de cada caso de óbito em seu município, para o Ministério da Saúde é muito importante saber as causas", destacou.


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS.  Na oportu

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)