Segunda-feira, 13 de setembro de 2010 - 21h31
Dificuldades de raciocínio e para realizar tarefas habituais, alterações frequentes de humor e comportamento, mudanças de personalidade, desorientação no tempo e no espaço. Estes são alguns dos sinais de alerta para a doença de Alzheimer e para que uma pessoa procure ajuda médica.
Para alertar a população sobre o diagnóstico precoce e tratamento adequado sobre o Alzheimer, o Sesc Paraná, em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) - Departamento Científico de Cognição e Envelhecimento - promove palestra sobre o "Dia Nacional da Doença de Alzheimer".
O médico neurologista geriatra e gerontólogo do Hospital Pilar, Luiz Carlos Benthien, palestrará sobre a doença, que ocorre de forma esporádica a partir dos 60 anos de idade. Segundo dados do Relatório Mundial de Alzheimer, publicado em setembro do ano passado, somente em 2010, estima-se que 35,6milhões de pessoas em todo o mundo estejam vivendo com demência.
Dentre os assuntos que serão tratados durante a palestra estão a prevenção contra a doença de Alzheimer, os sinais de alerta, diagnóstico, estágios e tratamento para a doença.
Para o médico neurologista, as linhas de tratamento atuais estão baseadas na melhora da cognição, no retardamento da evolução e no controle dos sintomas e nas alterações de comportamento. "O diagnóstico precoce é um primeiro passo em direção aos cuidados e suporte adequados. O retorno no diagnóstico significa que pessoas com demência e seus cuidadores sofrerão desnecessariamente da incerteza sobre o que está acontecendo, são deixados sem tratamento e cuidados necessários e não podem planejar o futuro", salienta Benthien.
Fonte: Silvia Bocchese de Lima
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim
Por ocasião da inauguração da Unidade Administrativa e da Unidade de Terapia Intensiva do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), o hosp

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) selaram, nesta sexta-feira (23), uma cooperação técnico-científi

Grupo Aparício Carvalho inaugura Centro de Clínicas Médicas em Porto Velho
O Grupo Aparício Carvalho de Moraes inaugurou, na manhã desta terça-feira (21), às 10h, o Centro de Clínicas Médicas, um empreendimento voltado ao a
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)