Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Alertas mais eficientes em maços de cigarro



OMS quer alertas mais eficientes em maços de cigarro

Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York 


Agência da ONU pede a governos para exigir fotos em todas as embalagens do produto e diz que modelo está funcionando em países como Brasil, Canadá, Cingapura e Tailândia .O alerta foi feito, na última sexta-feira, um pouco antes do Dia Mundial Sem Tabaco, marcado neste domingo 31 de maio.



Prejudicial

Para a agência da ONU, qualquer embalagem do produto deve conter fotos que retratam os efeitos negativos à saúde dos fumantes.

Segundo a OMS, o modelo tem funcionado em países como Brasil, Canadá, Cingapura e Tailândia.

De acordo com pesquisas citadas pela OMS, poucas pessoas sabem dos riscos específicos do fumo, embora muitos acreditem que o uso de tabaco seja prejudicial à saúde.

Para a agência, os consumidores na maioria dos países não recebem informações suficientes.



Brasil

No Brasil, desde que o governo iniciou campanhas antifumo em 2002, como a divulgação de imagens nos maços, e a proibição do uso de termos como light e suave, o consumo de cigarro diminuiu, conforme contou à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, a especialista de controle de tabaco Vera Luiza da Costa e Silva:

"O Brasil, por conta das suas políticas de controle ao tabagismo, já reduziu o consumo de 32% para 16%, ou seja, a nossa população de fumantes foi reduzida para 20 milhões de fumantes. Isso foi por conta de políticas como essa, das advertências nos maços de cigarro"

Segundo a especialista, as imagens são eficientes também com os que não sabem ler.

"Elas causam impacto e chega a 90% o número de fumantes que queira deixar de fumar por conta das imagens nos maços de cigarro. A informação e a consciência formada é muito grande, pois elas são distribuídas universalmente, em qualquer canto do Brasil as pessoas têm acesso às informações que vêm nas imagens nos maços de cigarro. Crianças e pessoas que não leem também têm a possibilidade de obter essa informação através das imagens. É uma propaganda gratuita e uma informação para o consumidor dos benefícios de não fumar."



Derrames

Um estudo, realizado na China, este ano, revelou que apenas 37% dos fumantes sabiam que o cigarro causa doenças coronárias. E menos de duas em cada 10 pessoas, que usam tabaco, tinha conhecimento de que o fumo gera derrames.

Uma situação semelhante ocorreu na Síria em 2003, quando apenas uma pequena parcela de estudantes universitários conseguiu identificar doenças cardiovasculares como resultado do uso de cigarros e narguilé ou cachimbos d'água.



Cinco Milhões de Mortes

O tabaco mata mais de 5 milhões de pessoas por ano. Mas apenas 10% da população mundial vivem em países que exigem alertas em maços de cigarro.

O diretor da Iniciativa Livre de Tabaco da OMS, Douglas Bettcher, disse que para sobreviver, a indústria precisa desviar a atenção dos clientes para o efeito mortal do tabaco. 

Fonte: Envolverde/Rádio ONU

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)