Segunda-feira, 21 de agosto de 2017 - 10h55
Neste período do ano, a condições climáticas no estado de Rondônia apresenta altas temperaturas, redução da umidade relativa do ar e aumento da concentração de poluentes atmosféricos, resultado das frequentes queimadas.
A baixa umidade do ar associada à concentração de poluentes podem atingir os grupos mais suscetíveis, como crianças e idosos, levando a problemas de saúde diversos, principalmente relacionados aos dos sistemas respiratório e cardiovascular, como asma, bronquite, dentre outros.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a umidade relativa do ar ideal são taxas superiores a 60%. Quando a umidade do ar está em até 30%, deve-se estabelecer estado de observação; em até 20% considerar estado de atenção; em até 15%, estado de alerta e abaixo de 15% as cidades estão em estado de emergência.
Diante da situação climática em Rondônia, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), com vistas à proteção, promoção da saúde, prevenção de agravos, doenças relacionadas aos poluentes atmosféricos e condições ambientais, no estado, recomenda as seguintes orientações à população:
Para saber mais sobre a umidade relativa do ar e o tempo na sua cidade, acesse os links abaixo:
Mapa umidade relativa do ar (Selecionar variáveis tipo: umidade relativa em 2m)
Leia mais:
Problemas respiratórios prevalecem no Hospital Cosme e Damião devido à fumaça em Porto Velho
Fonte
Texto: Agevisa
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas
Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

O governo de Rondônia promove, nesta terça-feira (25), uma manhã especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com uma programação que

Organizado pelo Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR), com apoio do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, a III Jornada de Psiquiatria d
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)