Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Agência Estadual de Vigilância em Saúde examina alunos para o controle de tracoma, doença pode levar à cegueira


A capacitação durante cinco dias para profissionais de saúde no controle do tracoma, de 18 a 22 deste mês, faz parte de um programa desenvolvido pelo Governo de Rondônia para o controle da doença em alunos que estudam em escolas do estado na  periferia. O tracoma é uma das três doenças consideradas como ‘perpetuadoras da pobreza’ no Brasil.

“A capacitação para os 30 profissionais de saúde, de 21 municípios, no exame e controle do tracoma é determinante para a saúde das nossa crianças e jovens, pois esta doença pode levar à cegueira, caso não seja identificada e tratada precocemente”, afirma a gerente de Vigilância Epidemiológica da , por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Carmelita Ribeiro.

O exame também pode detectar enfermidades como catarata precoce, conjuntivite e terçol dentre outras. A equipe responsável pela capacitação é composta por três monitoras de Rondônia, uma do Acre e outra de Tocantins.

A coordenadora estadual do Tracoma da Agevisa, Margarida Capelette, define a doença “como uma enfermidade inflamatória dos olhos, crônica e recidivante (acontece de forma recorrente ou repetitiva), que afeta a córnea e a conjuntiva, classificada como negligenciada, pois incide sobre mais de 7% da população, principalmente entre jovens em idade escolar, e é comumente transmitida pelo contato direto de pessoas ou indiretamente por contato de mãos ou objetos contaminados (toalhas, lenços, produtos de maquiagem etc.).”

A bactéria transmissora, Chlamydia trachomatis, também é responsável por outros quadros infecciosos, como a conjuntivite de inclusão e até algumas doenças sexualmente transmissíveis.

Gente de Opinião

Aluna tem sinal de tracoma

A capacitação para enfermeiros e técnicos de enfermagem iniciada na segunda-feira (18)  será concluída nesta sexta-feira (22). Durante dois dias foram abordados aspectos da doença, e nos outros três ocorreu a tarefa prática de verificar a situação dos alunos de quatro escolas da periferia de Porto Velho.

As escolas de ensino fundamental e médio visitadas foram Dom Pedro I (bairro Castanheiras); Hélio Neves Botelho (Caladinho); Capitão Cláudio (Cidade do Lobo) e a escola municipal Joaquim Vicente Rondon (Jardim Eldorado), onde foram examinados cerca de mil alunos, dos quais mais de 7% diagnosticados com tracoma.

“Nas estatísticas consolidadas de 2014, os municípios de Candeias do Jamari e São Francisco do Guaporé aparecem como campeões do tracoma em Rondônia, o primeiro com mais de 11,5% e o segundo com mais de 12% das crianças e jovens estudantes infectados”, lamenta Carmelita.

Os profissionais de saúde capacitados retornarão a seus municípios a fim de identificar e enviar os portadores da doença à equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) da localidade para tratamento. Os casos mais graves são encaminhados diretamente para oftalmologistas especializados na enfermidade.


Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Gente de Opinião Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)