Segunda-feira, 27 de setembro de 2021 - 14h02

Desde 2019, quando iniciou o projeto “Enxergar”, iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a ação devolveu a esperança e a visão a muitos rondonienses que sofriam com a catarata, a exemplo da adolescente de Machadinho do Oeste, Gabriely Amorim, de 14 anos.
Ela começou a perder a visão em 2021 e aos poucos, passou a enxergar cada vez menos.
A mãe da adolescente, Luciana Ribeiro, conta que desde que nasceu a filha tinha estrabismo e, que ao levá-la ao pediatra, a profissional passou alguns exercícios que melhorou.
Porém, no começo de 2021, a filha começou a reclamar que estava com dificuldades para enxergar e que queria usar óculos.
Luciana Ribeiro conta que no início de junho viajou para Cuiabá para visitar a outra filha e aproveitou para levar Gabriely ao oftalmologista. Ao fazer a análise oftalmológica, o especialista, constatou que não conseguia enxergar mais profundamente os olhos da filha. “Retornei para casa e levei minha filha para a casa dos meus pais, no sítio. Uma semana depois ela me ligou dizendo que não enxergava nada. Fiquei muito preocupada”.

Gabriely começou a perder a visão em 2021
A mãe de Gabriely conseguiu um encaminhamento de emergência com um médico de Machadinho do Oeste para Porto Velho. Já na Capital, a médica que a atendeu solicitou uma ultrassonografia do olho e disse que ela tinha catarata branca e que só seria possível enxergar com cirurgia.
Luciana ressaltou que para alegria da família, no dia 16 de setembro foi marcada a cirurgia da filha pelo projeto “Enxergar”. O procedimento deu certo e hoje, ela está recuperando a visão gradativamente. “Quero agradecer a todas as pessoas que nos atenderam. Que Deus abençoe a todos. Neste momento, só tenho gratidão e agradeço primeiro à Deus e depois a todos os profissionais que trabalham neste projeto”, finalizou.
A cirurgia concedeu à adolescente uma das maiores alegria de sua vida: a de voltar a enxergar. “Estou muito feliz porque agora vou voltar a enxergar novamente e vou poder continuar fazendo as atividades que fazia antes”, disse.
O projeto “Enxergar”, tem o intuito de zerar a fila de espera por cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida) no Estado de Rondônia e já devolveu a visão a sete mil pessoas desde a implantação, em 2019.
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)