Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Adolescente recupera visão após cirurgia realizada pelo projeto “Enxergar” do Governo de Rondônia


Sete mil pessoas em Rondônia voltaram a enxergar desde início do projeto - Gente de Opinião
Sete mil pessoas em Rondônia voltaram a enxergar desde início do projeto

Desde 2019, quando iniciou o projeto “Enxergar”, iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a ação devolveu a esperança e a visão a muitos rondonienses que sofriam com a catarata, a exemplo da adolescente de Machadinho do Oeste, Gabriely Amorim, de 14 anos.

Ela começou a perder a visão em 2021 e aos poucos, passou a enxergar cada vez menos.

A mãe da adolescente, Luciana Ribeiro, conta que desde que nasceu a filha tinha estrabismo e, que ao levá-la ao pediatra, a profissional passou alguns exercícios que melhorou.

Porém, no começo de 2021, a filha começou a reclamar que estava com dificuldades para enxergar e que queria usar óculos.

Luciana Ribeiro conta que no início de junho viajou para Cuiabá para visitar a outra filha e aproveitou para levar Gabriely ao oftalmologista. Ao fazer a análise oftalmológica, o especialista, constatou que não conseguia enxergar mais profundamente os olhos da filha. “Retornei para casa e levei minha filha para a casa dos meus pais, no sítio. Uma semana depois ela me ligou dizendo que não enxergava nada. Fiquei muito preocupada”.

Gabriely começou a perder a visão em 2021

A mãe de Gabriely conseguiu um encaminhamento de emergência com um médico de Machadinho do Oeste para Porto Velho. Já na Capital, a médica que a atendeu solicitou uma ultrassonografia do olho e disse que ela tinha catarata branca e que só seria possível enxergar com cirurgia.

Luciana ressaltou que para alegria da família, no dia 16 de setembro foi marcada a cirurgia da filha pelo projeto “Enxergar”. O procedimento deu certo e hoje, ela está recuperando a visão gradativamente. “Quero agradecer a todas as pessoas que nos atenderam. Que Deus abençoe a todos. Neste momento, só tenho gratidão e agradeço primeiro à Deus e depois a todos os profissionais que trabalham neste projeto”, finalizou.

A cirurgia concedeu à adolescente uma das maiores alegria de sua vida: a de voltar a enxergar. “Estou muito feliz porque agora vou voltar a enxergar novamente e vou poder continuar fazendo as atividades que fazia antes”, disse.

O projeto “Enxergar”, tem o intuito de zerar a fila de espera por cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida) no Estado de Rondônia e já devolveu a visão a sete mil pessoas desde a implantação, em 2019.


Mais Sobre Saúde

Sétima edição do Projeto “Enxergar” disponibiliza mais de mil cirurgias para população do Vale do Jamari

Sétima edição do Projeto “Enxergar” disponibiliza mais de mil cirurgias para população do Vale do Jamari

Nesta quinta-feira (9) acontece no município de Ariquemes, a 7ª edição do projeto “Enxergar” promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), c

Pandemias futuras podem ser mais mortais e contagiosas, diz cientista

Pandemias futuras podem ser mais mortais e contagiosas, diz cientista

A pesquisadora da vacina da Oxford-AstraZeneca, Sarah Gilbert, disse que "esta não será a última vez que um vírus ameaçará as nossas vidas e os meio

Instituto de prevenção contra o câncer é inaugurado no município de Ji-Paraná

Instituto de prevenção contra o câncer é inaugurado no município de Ji-Paraná

Mais de duas mil pessoas prestigiaram a inauguração do Instituto de Prevenção do Câncer em Ji-Paraná, na última sexta-feira (3), em solenidade com a

Cremero e MP se reúnem para discutir situação da UTI Neonatal do Hospital de Base

Cremero e MP se reúnem para discutir situação da UTI Neonatal do Hospital de Base

Após receber denúncia, sobre a precariedade no atendimento à pacientes do Complexo Maternal do Hospital de Base, em Porto Velho, em especial na UTI