Quarta-feira, 2 de abril de 2008 - 20h20
Acre foi apontado pela Organização Pan-Americana de Saúde como região de maior eficiência no combate à doença
No começo de novembro de 2007, um ato realizado em Mâncio Lima com a presença de várias autoridades da área de saúde no Brasil e no mundo marcou o Dia de Combate à Malária nas Américas. O Acre havia sido escolhido para celebrar a data porque é a região onde a incidência da moléstia mais caiu no Brasil. E o número de casos, conforme atesta o Ministério da Saúde, é cada vez menor.
No evento de Mâncio Lima, o representante da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), Roberto Montoya, observou que a presença de autoridades e da comunidade revelava a união para o Acre seguir o enfrentamento à doença.
Nesta quarta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde reafirmou o empenho do Governo do Acre e da sociedade em geral no enfrentamento à malária. De seu lado, o Governo do Estado vem se utilizando de todos os meios para manter os números da malária em decadênca, como os mosquiteiros impregnados de inseticidas que começaram a ser distribuídos no ano passado no Vale do Juruá. Fabricado por vários países, os mosquiteiros contém pemetrina, um derivado do inseticida piretróide. A permetrina é ao mesmo tempo um repelente e inseticida que alta taxa de proteção -cerca de 90% -quando aplicado no vestuário, telas e mosquiteiros.
O Estado conta com fundamental apoio do Governo Federal. Ainda no ano passado, o Minsitério da Saúde anunciou investimentos que chegarão a R$50 milhões apenas no enfrentamento à doença até 2010 no Acre. O Governo do Estado já destina, com outros recursos, mais de R$600 mil a esse programa.
Todos os esforços estão dando resultados satisfatórios, afirma o secretário de Saúde, Osvaldo Leal. "Os dados apontam que 70% da populção do Juruá tem acesso ao tratamento em menos de 48 horas após o início dos sintomas, enquanto a média nacional de 56%", informou Leal.
Edmilson Ferreira
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim
Por ocasião da inauguração da Unidade Administrativa e da Unidade de Terapia Intensiva do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), o hosp

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) selaram, nesta sexta-feira (23), uma cooperação técnico-científi

Grupo Aparício Carvalho inaugura Centro de Clínicas Médicas em Porto Velho
O Grupo Aparício Carvalho de Moraes inaugurou, na manhã desta terça-feira (21), às 10h, o Centro de Clínicas Médicas, um empreendimento voltado ao a
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)