Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

ACRE: Mais de 70% têm acesso a tratamento rápido contra malária no Juruá


 

Acre foi apontado pela Organização Pan-Americana de Saúde como região de maior eficiência  no combate à doença

No começo de novembro de 2007, um ato realizado em Mâncio Lima com a presença de várias autoridades da área de saúde no Brasil e no mundo marcou o Dia de Combate à Malária nas Américas. O Acre havia sido escolhido para celebrar a data porque é a região onde a incidência da moléstia mais caiu no Brasil.  E o número de casos, conforme atesta o Ministério da Saúde, é cada vez menor.

No evento de Mâncio Lima, o  representante da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), Roberto Montoya,  observou que a presença de autoridades e da comunidade revelava  a união para o Acre seguir o enfrentamento à doença.

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde reafirmou o empenho do Governo do Acre e da sociedade em geral no enfrentamento à malária. De seu lado, o Governo do Estado vem se utilizando de todos os meios para manter os números da malária em decadênca, como os mosquiteiros impregnados de inseticidas que começaram a ser distribuídos no ano passado no Vale do Juruá. Fabricado por vários países,  os mosquiteiros contém   pemetrina, um derivado do inseticida piretróide.  A permetrina  é ao mesmo tempo  um repelente e inseticida que  alta taxa de proteção -cerca de 90% -quando aplicado no vestuário, telas e mosquiteiros.

O Estado conta com fundamental apoio do Governo Federal. Ainda no ano passado, o Minsitério da Saúde anunciou investimentos que chegarão a R$50 milhões apenas no enfrentamento à doença até 2010 no Acre. O Governo do Estado já destina, com outros recursos,  mais de R$600 mil a esse programa.

Todos os esforços estão dando resultados satisfatórios, afirma o secretário de Saúde, Osvaldo Leal. "Os dados apontam que 70% da populção do Juruá  tem acesso ao tratamento em menos de 48 horas após o início dos sintomas, enquanto a média nacional de 56%", informou Leal.

Edmilson Ferreira

 

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS.  Na oportu

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)