Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Ações simultâneas contra o mosquito em toda a Porto Velho



A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) mobilizou centenas de profissionais para atuarem em todos os campos de ações de combate a Dengue, na última sexta feira,05. Simultaneamente aconteceram reuniões no Ministério Público, mutirões na Zona Sul, paradas no trânsito com ação educativa, e ainda uma palestra com mais de 600 alunos soldados da PM que vão trabalhar nos mutirões da Operação Guerra contra Dengue. 

O secretário municipal de Saúde Williames Pimentel foi informado sobre a atuação do Ministério Público para sensibilizar a opinião publica quanto os trabalhos realizados pelos agentes de saúde no combate à dengue. De acordo com as autoridades jurídicas, pessoas de áreas consideradas de risco na capital não estão permitindo a entrada dos agentes de saúde nos quintais de suas residências para a inspeção de possíveis focos de proliferação de mosquitos. Como a dengue é uma doença em que o combate é feito a partir do controle dos vetores esses possíveis focos põem em risco toda a população. “Nós precisamos atuar em todas as casas, pois não estamos apenas limpando estamos orientando e notificando caso a caso para que os dados demonstrem uma ação positiva dos entes públicos e da sociedade” – disse Pimentel. 

Simultaneamente uma equipe do exército e de agentes de endemias permaneceu fazendo visitas nas residências da zona sul, atendendo bairros como Cidade Nova, Caladinho, Conceição, Bela Vista, entre outros. Também fora realizado o trabalho de pit stop nas ruas mais movimentadas e próximas das unidades de saúde, junto com equipes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e voluntários. Todas as unidades de saúde foram envolvidas na ação distribuindo panfletos e chamando a sociedade para a luta.

Policia Militar

Outra atividade desenvolvida no extenso dia de combate a Dengue foi à capacitação de mais de 600 alunos soldados da Polícia Militar. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) disponibilizou dois técnicos para acompanharem o processo de formação dos homens que começam no sábado (6) o trabalho de vistoria, eliminação de criadouros e notificação de criadouros. 

Num trabalho com muita disciplina os futuros soldados ouviram a palestra do biólogo entomologista da Semusa Nilton Neves, que durante uma hora fez uma explanação sobre a doença, demonstrou criadouros e ações já realizadas. A palestra teve como eixo um trabalho de orientação, prevenção e medidas de controle, com a interação da platéia na busca de esclarecimentos. Também acompanharam o trabalho de formação o técnico da divisão de epidemiologia da Semusa, enfermeiro Raimundo Feitoza e o técnico da Agevisa, médico veterinário e entomólogo Roberto Tetsuro Nakaoka. A formação aconteceu no auditório da Fatec dividida em duas turmas, supervisionada pelo grupo militar de formadores. No sábado e domingo todos estiveram em campo trabalhando nos mutirões.

Fonte: Aurimar Lima

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)