Segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 - 11h12
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) mobilizou centenas de profissionais para atuarem em todos os campos de ações de combate a Dengue, na última sexta feira,05. Simultaneamente aconteceram reuniões no Ministério Público, mutirões na Zona Sul, paradas no trânsito com ação educativa, e ainda uma palestra com mais de 600 alunos soldados da PM que vão trabalhar nos mutirões da Operação Guerra contra Dengue.
O secretário municipal de Saúde Williames Pimentel foi informado sobre a atuação do Ministério Público para sensibilizar a opinião publica quanto os trabalhos realizados pelos agentes de saúde no combate à dengue. De acordo com as autoridades jurídicas, pessoas de áreas consideradas de risco na capital não estão permitindo a entrada dos agentes de saúde nos quintais de suas residências para a inspeção de possíveis focos de proliferação de mosquitos. Como a dengue é uma doença em que o combate é feito a partir do controle dos vetores esses possíveis focos põem em risco toda a população. “Nós precisamos atuar em todas as casas, pois não estamos apenas limpando estamos orientando e notificando caso a caso para que os dados demonstrem uma ação positiva dos entes públicos e da sociedade” – disse Pimentel.
Simultaneamente uma equipe do exército e de agentes de endemias permaneceu fazendo visitas nas residências da zona sul, atendendo bairros como Cidade Nova, Caladinho, Conceição, Bela Vista, entre outros. Também fora realizado o trabalho de pit stop nas ruas mais movimentadas e próximas das unidades de saúde, junto com equipes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e voluntários. Todas as unidades de saúde foram envolvidas na ação distribuindo panfletos e chamando a sociedade para a luta.
Policia Militar
Outra atividade desenvolvida no extenso dia de combate a Dengue foi à capacitação de mais de 600 alunos soldados da Polícia Militar. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) disponibilizou dois técnicos para acompanharem o processo de formação dos homens que começam no sábado (6) o trabalho de vistoria, eliminação de criadouros e notificação de criadouros.
Num trabalho com muita disciplina os futuros soldados ouviram a palestra do biólogo entomologista da Semusa Nilton Neves, que durante uma hora fez uma explanação sobre a doença, demonstrou criadouros e ações já realizadas. A palestra teve como eixo um trabalho de orientação, prevenção e medidas de controle, com a interação da platéia na busca de esclarecimentos. Também acompanharam o trabalho de formação o técnico da divisão de epidemiologia da Semusa, enfermeiro Raimundo Feitoza e o técnico da Agevisa, médico veterinário e entomólogo Roberto Tetsuro Nakaoka. A formação aconteceu no auditório da Fatec dividida em duas turmas, supervisionada pelo grupo militar de formadores. No sábado e domingo todos estiveram em campo trabalhando nos mutirões.
Fonte: Aurimar Lima
Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano
Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto
Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)