Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Ações educativas e mobilização no combate a Dengue


 
A secretaria municipal de Saúde (Semusa) realizou esta semana uma palestra para centenas de profissionais da construção civil, no Bairro Novo, localizado na BR 364, km 7. O trabalho segue um dos objetivos do ”Plano de Contingência da Dengue” que é reduzir o índice de infestação predial pelo Aedes aegypti. Segundo a coordenadora da ação, enfermeira Gelzirlane do Nascimento, o trabalho preventivo permite a identificação precoce dos casos de dengue, ajudam na tomada de decisões e na implementação de medidas preventivas de maneira oportuna, a fim de evitar o aumento dos casos e óbitos decorrentes da doença, e ainda ajuda a conter a proliferação das larvas. Dentre as atividades, foram desenvolvidas ações como: palestras educativas, distribuição de folder, dinâmicas para as medidas preventivas e ainda foram oferecidos vídeos educativos de apoio ao combate a dengue.

A palestra que engloba o rol das atividades de ação preventiva e de mobilização estabelecida no plano de combate a dengue, segundo o secretário da Semusa, Williames Pimentel, chegará em ambientes diversificados da sociedade, cumprindo metas de controle e promoção da saúde, em especial no período de intensidade pluviométrica.

Dentre as ações de mobilização, a Semusa irá constituir o Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue, o fomento e a mobilização social nas Unidades de Saúde, estabelecer parcerias com as secretarias estadual e municipal de Educação, bem como as faculdades públicas e particulares, a fim de desenvolver ações de educação em saúde para o público estudantil.

Os profissionais da Semusa intensificaram as ações educativas durante as visitas domiciliares dos Agentes de Saúde Pública e Agentes Comunitários de Saúde. “Também estamos promovendo capacitação de recursos humanos (RH), uma das ações prioritárias do plano de contingência, pois o pleno êxito do mesmo depende do nível de conhecimento dos profissionais envolvidos na execução de todas as atividades implantadas para a prevenção e controle da dengue. A capacitação para maior efetividade das ações engloba todos os componentes, vigilância epidemiológica, operação de campo, entomologia, educação em saúde, atenção básica e assistência ao paciente”, disse Pimentel.

Fonte: Aurimar Lima

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas

Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

O governo de Rondônia promove, nesta terça-feira (25), uma manhã especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com uma programação que

III Jornada de Psiquiatria reúne mais de 500 participantes e encerra programação com 26 conferencistas

III Jornada de Psiquiatria reúne mais de 500 participantes e encerra programação com 26 conferencistas

Organizado pelo Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR), com apoio do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, a III Jornada de Psiquiatria d

Prevenção: fatores de risco modificáveis para câncer

Prevenção: fatores de risco modificáveis para câncer

Veja a entrevsita com a Dra. Gisele Almeida, oncologista:

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)