Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Acir diz que Cassol ignorou saúde por 8 anos


 

A propósito das reportagens sobre o caos no sistema público de saúde do Estado, o senador Acir Gurgacz (PDT) distribuiu neste sábado, por intermédio da sua assessoria, nota à imprensa em acusa a administração do ex-governador e senador diplomado Ivo Cassol – Acir diz que Cassol ignorou saúde por 8 anos  - Gente de Opiniãoe a do seu sucessor João Cahulla – de, por intermédio de uma política de isolamento, “ocultar a verdadeira situação, a ponto de negar o acesso à imprensa nos hospitais do Estado, contribuiu para piorar ainda mais o quadro”

De acordo com Acir Gurgacz, as reportagens sobre o assunto, principalmente as que estão sendo divulgadas pela grande imprensa do país, “revelam o descaso do governo anterior, que dedicou oito anos a ignorar completamente o sofrimento da população e a procurar esconder da mídia e do resto do País uma situação que não é apenas vergonhosa, mas também que levantam suspeitas sobre gastos indevidos dos recursos que eram destinados ao setor”.

O texto divulgado pela assessoria do senador Acir Gurgacz, na íntegra, é o que se segue:

Nota do Senador Acir Gurgacz sobre o caos no setor de Saúde no Estado de Rondônia

As reportagens sobre o estado de calamidade pública em que se encontra o setor de saúde em Rondônia, veiculadas em cadeia nacional, causam indignação. Elas revelam o descaso do governo anterior, que dedicou oito anos a ignorar completamente o sofrimento da população e a procurar esconder da mídia e do resto do País uma situação que não é apenas vergonhosa, mas também que levantam suspeitas sobre gastos indevidos dos recursos que eram destinados ao setor.

A verdade é que o caos em que se encontra o setor de saúde de Rondônia não era um segredo para ninguém, mas o governo anterior, com a política de isolamento e de ocultar a verdadeira situação, a ponto de negar o acesso à imprensa nos hospitais do Estado, contribuiu para piorar ainda mais o quadro.

O momento, no entanto, é de união de forças. O governador Confúcio Moura tem o nosso total apoio. Faremos em Brasília o que for necessário para reverter esse quadro atual na saúde.

A bancada rondoniense, o governo do Estado e as prefeituras devem unir esforços para encontrar uma solução definitiva. O apoio do governo federal será de suma importância para buscar o equilíbrio, para tentar “tirar a saúde do Estado da UTI” e, com isso, aplicar um tratamento mais efetivo, a longo prazo, com resultados duradouros.

Senador Acir Gurgacz

Fonte: Ascom / Com Redação do RONDONIASIM  / Paulo Queiroz
 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)