Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Abusivo de álcool provoca a morte de 2,5 milhões pessoas


 
Paula Laboissière
 Agência Brasil

Brasília – A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou hoje (11) um alerta sobre o consumo abusivo de álcool. Ao todo, 2,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas do problema que, de acordo com o órgão, tem se tornado cada vez mais frequente em jovens e em países em desenvolvimento.

Dados da OMS revelam que cerca de 4% de todas as mortes registradas estão relacionadas ao álcool – a maioria delas provocada por câncer, doenças cardiovasculares e cirrose. Entre os homens, o percentual é ainda maior, 6,2%, enquanto as mulheres registram 1,1%.

Em todo o mundo, 320 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos morrem anualmente em decorrência do consumo abusivo de álcool. O número equivale a 9% do total de óbitos registrados na faixa etária.

Desde que o problema começou a ser reportado, em 1999, 34 países passaram a adotar políticas para reduzir o consumo abusivo de álcool. As ações incluem restrições no ramo publicitário e orientações sobre a combinação álcool e direção. A OMS critica, entretanto, a ausência de medidas que previnam o alcoolismo.

Em 2005, o consumo total em todo o mundo chegou a 6,13 litros de álcool puro por pessoas com 15 anos ou mais.

Mais Sobre Saúde