Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

87% dos brasileiros desperdiçam água quando escovam os dentes



Ana Luiza Zenker
Agência Brasil

Brasília - De acordo com uma pesquisa divulgada hoje (5) pela organização não-governamental WWF Brasil, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 87% dos brasileiros deixam a torneira da pia fechada enquanto escovam os dentes, abrindo somente para molhar a escova e enxaguar a boca.

Das 2002 pessoas entrevistadas pelos pesquisadores, 43% afirmaram que não gastam mais do que dez minutos para tomar banho, enquanto 13% disseram que levam pelo menos 20 minutos. Os jovens são os que mais gastam tempo tomando banho. Entre as pessoas de  16 a 24 anos, 21% levam mais do que 20 minutos. “Quanto mais idosa é a pessoa, menos tempo ela gasta no banho”, diz o  coordenador do Programa de Educação Ambiental do WWF Brasil, Irineu Tamaio.

“A gente acredita que tem que investir em processos de formação, de educação junto a esses jovens, eles teriam que mudar os seus hábitos e a suas posturas”, complementa.

“Se você fala 20 minutos e considera que pra cada minuto você gasta pelo menos três litros de água, tem uma média de três a seis litros, você multiplica pela população, principalmente nas Regiões Sul e Sudeste, que têm grande concentração populacional, [diminuindo o tempo de banho] a economia seria o equivalente para abastecer uma população de quase dois milhões de habitantes, o que demonstra que essas ações individuais, quando colocadas em escala, têm impacto muito grande”, ressalta  Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF Brasil.

Ainda segundo os dados da pesquisa, 42% dos brasileiros não têm carro, utilizam transporte público, mas, sempre que possível, preferem se locomover a pé ou em bicicleta. Outros 26% também não têm carro e utilizam sempre o transporte coletivo. No entanto, o percentual das pessoas que andam somente de carro e quase sempre sozinhas anida é alto: 13%. Além disso, 87% das pessoas entrevistadas nunca andaram de avião.

Os brasileiros também não costumam morar sozinhos. Mais da metade dos 2002 entrevistados, 55%, afirmaram que dividem a moradia com quatro pessoas ou mais.

A pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos de consumo dos brasileiros e medir a “pegada ecológica”, ou seja, qual o impacto que esses hábitos têm sobre o meio ambiente e qual a área necessária para gerar os produtos e serviços necessários para manter esse estilo de vida.

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)