Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

500 testes do pezinho são realizados por mês em PVH


Ao nascer toda criança tem uma série de direitos e um deles é a realização do teste do pezinho que é disponibilizado em todas as unidades de atenção básica à saúde, urbanas e rurais do município de Porto Velho. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza em média 500 testes por mês. As munícipes podem contar com o serviço humanizado da Maternidade Municipal Mãe Esperança onde elas recebem todas as orientações de como e onde o teste do pezinho pode ser realizado.

O período ideal para a realização do Teste do Pezinho é do 3º até 30º dia de vida do bebê, mas segundo o secretário adjunto da Semusa, Luis Eduardo Maiorquin, o teste deve ser feito o quanto antes, pois se detectada alguma patologia, o tratamento terá mais eficácia: “O Teste do Pezinho não pode ser realizado logo após o nascimento, pois o bebê precisa ser amamentado por pelo menos 62 horas antes da coleta. Passado este período a mãe deve ter o cuidado de levar a criança, o quanto antes, até uma das nossas unidades de saúde, pois com o teste podemos detectar várias anormalidades, evitando problemas que podem mudar a vida da criança para sempre”, diz o secretário.

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples, porém de extrema importância, que tem por objetivo a detecção precoce de doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que, se não detectadas, podem causar lesões irreversíveis ao bebê, como por exemplo, problemas mentais. A maioria das doenças descobertas através do teste do pezinho pode ser tratada com sucesso, desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestarem os primeiros sintomas.

Procedimento

Quando as mães deixam a maternidade elas são orientadas a procurar depois de três dias a mesma unidade de saúde onde ela realizou o pré-natal, lá é coletado o material que é retirado do calcanhar do bebê, por ser um local bastante vascularizado permitindo assim a detecção de doenças.

Depois da coleta, o material é enviado para análise e retorna para a unidade básica onde foi coletado, e em menos de dez dias a mãe fica sabendo se seu bebê é saudável. Nos casos em que o resultado é positivo para algumas das doenças analisadas o teste é imediatamente refeito para conferência e adequação do tratamento para que se evite o desenvolvimento das doenças.

É imprescindível que além de levar os bebês para realização do teste, a mãe compareça na unidade no dia marcado, para buscar o resultado isso pode salvar a vida ou agregar a ela uma maior qualidade de vida no caso de anomalias graves e de difícil tratamento.

Doenças

O exame pode detectar várias doenças como a fenilcetonúria, uma doença genética caracterizada pela ausência ou carência de uma enzima ligada ao metabolismo que pode ocasionar gravíssimas lesões no sistema nervoso central, com comprometimento no desenvolvimento neurológico da criança; O hipotireoidismo congênito que resulta na baixa produção dos hormônios da glândula tireóide, essenciais para o desenvolvimento, em especial do sistema nervoso. A carência desses hormônios pode causar uma série de problemas, incluindo retardo mental e comprometimento do desenvolvimento físico; A anemia falciforme que é uma doença hereditária; A hiperplasia adrenal congênita, ou hiperplasia congênita de suprarrenais, em meninas, essa anomalia pode deflagrar características sexuais masculinas, como pêlos e aumento do clitóris, e em meninos no aumento do pênis e no surgimento precoce de pêlos, em ambos os sexos, a doença pode causar perda exagerada de sais e aumento de potássio, levando até a morte; A galactosemia trata-se de uma doença genética que leva à deficiência de uma enzima do metabolismo da galactose, os sintomas aparecem nas primeiras semanas de vida, com vômitos, diarréia, icterícia, distúrbios do fígado e dos olhos com isso a criança corre risco de morte por insuficiência hepática e renal; Além das já conhecidas toxoplasmose, a doença de chagas, sífilis e HIV.

Fonte: Edina Silva
 

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unidade de Saúde de Vila Teotônio é reinaugurada após reforma completa

Unidade de Saúde de Vila Teotônio é reinaugurada após reforma completa

A Unidade de Saúde Vila Teotônio, localizada na zona rural de Porto Velho, foi oficialmente entregue nesta sexta-feira (20), completamente reformada.

Em pleno ponto facultativo, o TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Em pleno ponto facultativo, o TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Mesmo durante o ponto facultativo do feriado de Corpus Christi, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) esteve em campo, nesta sexta-fei

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Segue a operação de resgate da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bartolo, no Rio Mamoré, no município de Guajará-Mirim. O barco hospital, respo

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

No último final de semana, a equipe da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) esteve no município de Costa Marques para mais u

Gente de Opinião Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)