Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

1ª Palestra de Capacitação sobre Epilepsia de Rondônia


1ª Palestra de Capacitação sobre Epilepsia de Rondônia  - Gente de Opinião
Estudo do Ministério Público de Rondônia aponta que vítimas de acidentes automobilísticos estão mais propícias a desenvolver epilepsia. A condição neurológica também pode ser causada por forte pancada cabeça, infecção (como a meningite), neurocisticerose (ovos de solitária no cérebro), abuso de bebidas alcoólicas, uso de drogas, falta de oxigênio no cérebro, durante o nascimento, ou em acidente vascular cerebral, entre outras.

“Desta forma, a prevenção inclui atitudes como ter boa higiene com o corpo e alimentos, bons hábitos de saúde, como não fumar, não beber, não usar drogas, controlar a pressão arterial e praticar exercícios físicos”, descreve o médico neurologista, sócio proprietário do Daia, Leonilto José de Assis.

Dias 26 e 27 de agosto acontece a “1ª Palestra de Capacitação sobre Epilepsia do Estado de Rondônia”, no auditório da Faculdade FIMCA, das 8h30 às 17h, com realização da Apeeron, Liga Brasileira de Epilepsia, Federação Brasileira de Epilepsia e Ministério Público de Rondônia, e apoio de vários parceiros, como o DAIA Medicina Diagnóstica.

O Daia realiza os exames de Eletroencefalograma, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, importantes detectores para a epilepsia no cérebro, além de mais de mil outros divididos nos núcleos de radiologia e imagem, exames laboratoriais, patologia cirúrgica, gastroenterologia, medicina fetal, cardiologia, neurologia, pneumologia, fonoaudiologia e o núcleo feminino - espaço reservado para atendimento exclusivo às mulheres.

A realização dos exames pode ser feita com atendimento particular, ou com os convênios médicos Unimed, Ameron, Bradesco Saúde, Sulamérica, Sintero Saúde, Sindsaúde, Astir, Capesaúde, Cassi, Ceron, Eletronorte, Fusex, Embrapa, Conab, Casf, Tempo Saúde, SESC, UESP e Renner, além de convênios de medicina do trabalho com as empresas Termonorte, Hermasa, Distribuidora Coimbra, Santo Antônio Energia, Elpha e Joplin, segunda a sexta-feira de 7h às 19h e aos sábados de 7h às 13h, na Avenida Rafael Vaz e Silva, com Rua Dom Pedro II.

As inscrições para a Palestra podem ser feitas na Faculdade FIMCA, ou com o presidente da Apeeron, Edmilson Zebalos, no fone (69) 9241 2421, no valor de R$ 15,00, até o dia 21 de agosto. A programação conta com palestras de médicos neurologistas de Rondônia e outros Estados, e ainda terá certificado de carga horária de 16h.


Fonte: Comunica
 

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens

Gente de Opinião Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)