Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

Vantagens e desvantagens de mídias sociais


Foto: Internet - Gente de Opinião
Foto: Internet

Diversos estudos vêm chamando a atenção para mudanças que se refletem na vida das pessoas com relação às mídias sociais. A neurociência, assim como a psicologia, se empenha em conferir as transformações de comportamentos no que diz respeito à sua utilização.

Afinal, quais são as vantagens e desvantagens desse avanço tecnológico crescente.

 

Vantagens: 

Uma das maiores vantagens das redes sociais é a comunicação instantânea que oferece desde quando se tornou um dos instrumentos eficazes para a descompressão da solidão e sentimento de desimportância do indivíduo no âmbito da vida real. Também facilitou contatos com estranhos, participação em grupos onde os membros compartilham das mesmas ilusões ou desilusões, e sobretudo, acariciar o próprio ego com postagens em busca de likes ou lisonjeiros galanteadores.

 

Desvantagens:

Uma das maiores desvantagens: elas mantêm os adictos usuários distraídos em absurdo desperdício do sagrado tempo existencial, distantes e alheios à realidade que castiga impiedosamente milhares de seres humanos inocentes, excluídos e privados de uma vida digna por motivos raciais e diferenças socioeconômicas. 

O mais grave: ingenuamente expondo detalhes, informações pessoais e familiares, hábitos, costumes, gostos e pensamentos. Essas pessoas contribuem para subsidiar rápida e gratuitamente criminosos de plantão, ampliando as estatísticas de delitos e ações criminosas divulgadas diariamente por agências de segurança pública e privada.

Quando o cibernauta precisa de fato de um gesto solidário ou do afeto de verdadeiros amigos, raramente o encontra no mundo virtual e assim procura os poucos que existem no mundo real. Depois volta a atenção para o plano virtual medíocre e falso. Ou seja, se torna um ser social somente aos meios digitais. 

 

O tempo de consumo as mídias podem ser prejudiciais à saúde emocional, originando práticas danosas à integridade vital, alimentando falsas ilusões com encenações infantis, material fotográfico maquiado, sob o estímulo de likes postados por uma audiência desconhecida ou pouco qualificada que os fazem se sentir importantes para acariciarem o próprio ego. 

Aí está o Instagram, o TikTok, o Facebook e o Twitter para demonstrar o mundo real de hoje, onde o surrealismo e o realismo se homogeneizaram agredindo a essência humana.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Funeral de Francisco, um desfile de vaidade, ostentação e hipocrisia

Funeral de Francisco, um desfile de vaidade, ostentação e hipocrisia

A extravagante despedida de um homem simples e bem-intencionado que trocaria essas honrarias por solidariedade aos pobres que defendeu em suas fala

Humanos: uma definição factual desconcertante e perturbadora

Humanos: uma definição factual desconcertante e perturbadora

Pelos antecedentes históricos e indicativos atuais, poder-se-ia classificar a ação humana sob três formas.A ação intelectual é naturalmente propens

Devaneios

Devaneios

Enquanto MENTES COMUNS ou atrofiadas devaneiam com visão microscópica da realidade, gastam o tempo com vaidades fúteis, discutem pessoas e eventos, s

O mundo observa atônito uma guerra tarifária para conter a ganância chinesa pela hegemonia econômica, militar e cultural global

O mundo observa atônito uma guerra tarifária para conter a ganância chinesa pela hegemonia econômica, militar e cultural global

De um lado, a China com objetivos estratégicos de longo prazo para conquistar a hegemonia militar através da expansão econômica; de outro, os Estad

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)