Domingo, 10 de outubro de 2021 - 10h34
O setor de
tecnologia ganhou destaque na atual gestão do Governo de Rondônia. De 2019 a
2021, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação
(Setic) realizou diversas atividades que atendem às atribuições, como
coordenar, padronizar e organizar a tecnologia da informação e comunicação
(TIC) do Governo do Estado.
Uma das ações destacada nos mil dias de
gestão do governo Marcos Rocha refere-se ao fortalecimento da tecnologia, com a
reestruturação da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação
(Detic) da Superintendência do Estado para Resultados (EpR), em
Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic),
conforme a Lei Complementar nº 1062, do Diário Oficial.
A mudança não aumentou o número de cargos,
nem de despesas e teve o objetivo de aprimorar a tecnologia da informação e
comunicação do Estado com a aquisição de equipamentos, ativos de rede e
softwares de ponta, visando a expansão do Data Center governamental, além de
ampliar a capacidade de armazenamento, garantiu também o aprimoramento e a
melhoria das rotinas de segurança.
Outro investimento na infraestrutura foi a
aquisição de um Data Center de redundância (modelo container), equipamentos e
softwares de ponta com o objetivo de melhorar a alta disponibilidade de
serviços. Com essas aquisições, o acesso a diversos serviços ganhou mais
celeridade e a garantia de continuarem em funcionamento mesmo em casos de
interrupções de energia, otimizando também os trabalhos dos servidores públicos
do Estado.
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
A Setic também avançou na desburocratização,
agilidade, publicidade e transparência do serviço público. Concebido sob a
liderança da Superintendência de Gestão de Pessoas (Segep), gestora do projeto
(cliente), com a parceria da Setic (desenvolvedora), o novo Portal do Servidor,
cujo acesso pode ser feito por meio do endereço portaldoservidor.sistemas.ro.gov.br,
contempla vários serviços ou sistemas integrados, entre eles a integração com o
e-estado, alpha (carta de serviços de RH), SIF (homologação de frequência do
servidor), SID (solicitação de férias), Skala (registro de plantão) e o
Comunique-se (intranet), que propõe melhorar a comunicação interna – do servidor
com a Administração.
A Plataforma de Publicação Eletrônica (PPE),
desenvolvida em parceria com o Diário Oficial do Estado de Rondônia (DIOF- RO),
é um sistema que permite a solicitação e gerenciamento de publicações das
unidades governamentais e não governamentais de Rondônia. O que antes era feito
manualmente, hoje conta com mais agilidade e segurança, facilitando a
continuidade das atividades do DIOF que, mesmo com a pandemia, se manteve
estável economicamente. A plataforma é um marco por ampliar a publicidade dos
atos do Poder Executivo, mas também por fornecer mecanismo que fortalece a
democracia.
AMBIENTAL, SAÚDE, AGRO E INDÚSTRIA
VisaOn: Plataforma de Vigilância Sanitária Rondônia em parceria com a
Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). Foi o sistema
que revolucionou a operação e gerência do serviço de vigilância sanitária do
Estado no atendimento às demandas dos empreendedores do setor de saúde e da
população.
SUSIE: Sistema
de Fiscalização de produtos de origem animal em parceria com a Agência de
Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). O sistema faz emissão
on-line de vistoria para os 18 tipos de indústrias e agroindústrias que
trabalham com produtos de origem animal em Rondônia. A iniciativa para
construção do novo sistema tem por objetivo facilitar o acesso dos
estabelecimentos aos serviços fornecidos pelo Estado.
SOCIEDADE E A PANDEMIA
Além das ações entre os servidores, a Setic
se fez presente no desenvolvimento do software para fornecimento de refeições
aos cidadãos vulneráveis de maneira eficiente, no projeto “Prato Fácil”, em
parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social
(Seas).
Durante o período de home office foram
lançados 23 novos sistemas. Em destaques estão:
Programa de Transparência de Renda Temporária
(AmpaRO) – Desenvolvido em apenas cinco dias, em
parceria com a Seas, destinado ao cadastramento de famílias em situação de
vulnerabilidade socioeconômica em Rondônia, tendo como resultado mais de 22 mil
beneficiários.
Sistema de Análise de Propostas Culturais
(SapCultural) – Desenvolvido em parceria com a
Superintendência de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),
visando garantir renda emergencial para os profissionais dos setores cultural,
criativo e ações de fomento à cultura, por meio da realização de prêmios e
editais para o setor. Foram nove editais publicados, mais de 600 cadastros e
124 artistas contemplados com o auxílio.
Ações governamentais contemplam famílias indígenas em Rondônia
Celebrado em 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas tem como objetivo reforçar a importância da diversidade das culturas e histórias, garantir direi
A recente perspectiva de aumento na oferta de voos para atender o estado de Rondônia é celebrada pela OAB Rondônia, que esteve atuando e apoiando as
“Geração Emprego” do Governo de RO oferece mais de 630 vagas em cursos gratuitos no Estado
O serviço Geração Emprego, do Governo de Rondônia, está oferecendo uma oportunidade única para os interessados em se capacitar profissionalmente. São
Servidoras com mais de 30 anos de contribuição ao Estado de Rondõnia são homenageadas pelo Governo
A servidora mais longínqua da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Maria dos Santos Farias foi uma das homenageadas do Projeto “M