Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Esburacada, e sem sinalização a BR 364 que liga Jaci Paraná a Abunã é um perigo para motoristas


Esburacada, e sem sinalização a BR 364 que liga Jaci Paraná a Abunã é um perigo para motoristas - Gente de Opinião

Asfalto deteriorado e esburacado, falta de acostamento e sinalização precária, quando ela existe. Os motoristas que utilizam a BR-364, que liga Jaci Paraná a Abunã, em Rondônia, reclama das péssimas condições da via.

As condições precárias da BR-364 do trecho que liga Jaci Paraná à Abunã apontam que em certos trechos o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou a recuperação, porém não concluiu, o serviço inacabado tem causado prejuízos à motoristas e usuários da rodovia. Um frentista de um posto a 10 quilômetros da cabeceira da ponte de Abunã disse que diariamente cerca de 3 a 5 veículos param no local à procura de serviços de borracharia, com rodas empenadas e pneus estourados.

Esburacada, a pista obriga motoristas a arriscarem andar na contramão em alguns trechos para evitar os buracos. Em outros, os buracos consomem todo o asfalto.

Segundo relato da população, iniciaram o recorte da pista esburacada para aplicar novo asfalto, mas abandonaram o serviço aumentando ainda mais os problemas de transporte da Ponta do Abunã. "Isso aqui está abandonado, é terra de ninguém. Estamos voltando no tempo. Daqui a pouco a gente vai ter de andar a cavalo por aqui, porque não tem como andar de carro", afirma o motorista João Pedro Nicolau.

Há trechos de quase um quilômetro que estão esburacados e sem qualquer manutenção, além de outros com recapeamento inacabados, de péssima qualidade, já apresentando sinais de deterioramento.

“Em inúmeros pontos, os dois lados da pista e até mesmo o acostamento encontram-se esburacados. Há marcas de pneus aparentando sinais de freadas bruscas, além de carretas indo para o acostamento ou atravessando a pista na contramão para evitar os trechos mais esburacados”, relatou a moradora de Abunã Maria Paula da Silva.

Outro problema informado por moradores e motoristas é a inercia na conclusão das obras da ponte sobre o Rio Madeira na travessia para Rio Branco que até o momento não foram concluídas.

A recomendação é uma alerta para que os motoristas que utilizam esse trecho façam com muita atenção e cuidados de trafegabilidade com a falta de manutenção e sinalização dos trechos, considerando o tráfego constante de carretas e de carros menores nos desvios dos buracos.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Café com Sebrae marca início das ações de 2026 em Rondônia

Café com Sebrae marca início das ações de 2026 em Rondônia

O ano começa com planejamento, estratégia e presença nos territórios. O Sebrae em Rondônia dá início às atividades de 2026 com o Café com Sebrae, en

Sebrae RO abre seleção para Missão internacional na Canton Fair 2026, na China

Sebrae RO abre seleção para Missão internacional na Canton Fair 2026, na China

Empresas rondonienses do setor industrial e do comércio exterior já podem se inscrever para a Missão internacional Canton Fair 2026, promovida pelo

Segundo dia do Nodo Bioceânico amplia debates e avança na integração com países andinos e o estado de Rondônia

Segundo dia do Nodo Bioceânico amplia debates e avança na integração com países andinos e o estado de Rondônia

Porto Velho sediou, na quinta-feira (5), o segundo dia da edição Rondônia Brasil do Nodo Bioceânico Central, reunindo o governo do estado, o governo f

Rondônia, 44 anos: um estado jovem que se destaca em desenvolvimento

Rondônia, 44 anos: um estado jovem que se destaca em desenvolvimento

Há 44 anos, em 22 de dezembro de 1981, era criado o estado de Rondônia com a promessa de ser um estado pujante na Amazônia e no Brasil. Com sua inst

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)