Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Rondônia

DER inicia aplicação de camada de material asfáltico nos primeiros quilômetros da ciclovia na RO-479, em Rolim de Moura


Imprimação aconteceu em aproximadamente quatro quilômetros da ciclovia - Gente de Opinião
Imprimação aconteceu em aproximadamente quatro quilômetros da ciclovia

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), realizou na última semana a imprimação asfáltica (aplicação de camada de material asfáltico) nos quatro primeiros quilômetros na obra da ciclovia na rodovia 479 em Rolim de Moura, saída para a BR-364. Quando pronta, a ciclovia terá 15 quilômetros de extensão, por três metros de largura (mão dupla) e contará com dois metros de acostamento para veículos.

A obra iniciou no mês de março, com os serviços de topografia; logo em seguida a equipe da 5ª Residência Regional do DER, responsável pela execução da construção da ciclovia, realizou as etapas de limpeza mecanizada de camada vegetal, subleito, leito, sub-base e drenagem. A equipe já concluiu o tratamento da base de quatro quilômetros, que receberam a imprimação asfáltica realizada pela equipe da 4ª Usina de Asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (Cbuq).

Técnico realiza teste de qualidade do material aplicado - Gente de Opinião
Técnico realiza teste de qualidade do material aplicado

De acordo com o diretor-geral do DER, Elias Rezende, a imprimação asfáltica sobre a superfície da base pronta, é importante para verificar a coesão superficial, impermeabilização e permitir condições de aderência com a base e o revestimento asfáltico a ser aplicado. “O governador Marcos Rocha possui uma preocupação especial com o meio ambiente, por isso utilizamos emulsão asfáltica de imprimação (EAI), que possui vantagens técnicas e ecológicas, sem a utilização de solventes e substitui o asfalto diluído de petróleo (CM-30). O meio ambiente agradece”.

O residente da 5ª Regional do DER, Eziquiel Cassol, pontua que em novos trechos (quilômetros) estão sendo finalizados a etapa de tratamento da base, para receber as etapas da imprimação e aplicação da capa asfáltica.

Segundo o gerente da 4ª Usina de Asfalto em Cbuq, Thiago Moreira, os trabalhos de imprimação consistem na raspagem da base, varredura e aplicação da emulsão asfáltica. “Os engenheiros e equipe do laboratório da regional do DER, estão atentos e acompanhando cada etapa na execução dessa importante obra. Durante a imprimação asfáltica a equipe do laboratório realizou os testes de taxa de aplicação da emulsão, dando o resultado positivo de 1,2 de litros por metros quadrados. A capa asfáltica deverá ser aplicada ainda essa semana”, ressaltou.

Para o vice-governador de Rondônia, José Jodan, é um sonho virando realidade para os praticantes do ciclismo. “Rolim de Moura, possui aproximadamente 500 ciclistas, que diuturnamente utilizam essa rodovia dividindo a pista com os veículos leves e pesados para pedalar. Era uma verdadeira roleta russa para um provável acidente fatal. Com essa preocupação, eu e o governador Marcos Rocha, pedimos para que o diretor do DER, Elias Rezende, elaborasse o projeto da construção da ciclovia e iniciasse o mais rápido possível e hoje a obra começa a ganhar forma”, finalizou.


Mais Sobre Rondônia

Restaurantes de cinco municípios de Rondônia têm até 30 de novembro para credenciamento ao programa “Prato Fácil

Restaurantes de cinco municípios de Rondônia têm até 30 de novembro para credenciamento ao programa “Prato Fácil

Para expandir o atendimento do programa estadual “Prato Fácil”, com o fornecimento de refeições saudáveis, nutritivas e a baixo custo, o Governo de

Governo de Rondônia antecipa pagamento de salário do mês de novembro para o dia 26

Governo de Rondônia antecipa pagamento de salário do mês de novembro para o dia 26

O Governo de Rondônia anunciou ontem (27) véspera do Dia do Servidor Público, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), a

Seduc abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de arquitetos, engenheiros e desenhistas cadistas

Seduc abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de arquitetos, engenheiros e desenhistas cadistas

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), publicou na segunda-feira (25), o Edital nº 237/2021 refer