Porto Velho (RO) domingo, 12 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Rondônia

Controladorias-Gerais da União e do Estado firmam acordo e reforçam medidas contra corrupção


Governador Marcos Rocha destaca Acordo de Cooperação assinado entre CGU e CGE - Gente de Opinião
Governador Marcos Rocha destaca Acordo de Cooperação assinado entre CGU e CGE

Mais uma medida de combate à corrupção foi firmada na manhã de segunda-feira (23) e garante o intercâmbio de informações entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Trata-se do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre os órgãos com intuito de garantir o desenvolvimento de projetos e ações que possam contribuir tanto para a prevenção e o combate à corrupção, quanto para a promoção da transparência e da ética pública.

A assinatura do documento vem ao encontro das prioridades do Governo do Estado, que tem dado passos importantes para coibir crimes contra a administração pública e contou com a presença do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, do superintendente da Controladoria-Regional da União em Rondônia, Miguel Maurício Kurilo, e do controlador-geral do Estado, Francisco Lopes Fernandes Netto.

Desde que assumiu o governo, Marcos Rocha tem direcionado as atenções para medidas de proteção e transparência dando origem ao Pacote Estadual de Medidas de Controle, Prevenção e Combate à Corrupção que também tem a finalidades de melhoria da eficiência e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.

O documento assinado na manhã de segunda-feira, no gabinete do superintendente da Controladoria-Regional da União no Estado de Rondônia, visa promover o intercâmbio de participantes vinculados às partes do Acordo de Cooperação para capacitações de interesse comum entre a CGU/RO e a CGE/RO, sobretudo no que tange a metodologias e ferramentas de auditoria e tecnologia da informação.

ESPONSABILIZAÇÃO

A partir da assinatura do Acordo de Cooperação, a CGU terá a incumbência de solicitar à Controladoria-Geral do Estado as informações e ou documentos disponíveis necessários à responsabilização civil, administrativa e criminal dos agentes causadores de danos aos bens, valores e direitos componentes do patrimônio público no âmbito de sua competência institucional. Dessa forma, o Acordo garante à CGE fornecer, quando solicitadas, em tempo oportuno, informações e/ou documentos para a Controladoria-Geral da União.

Segundo explica o controlador-geral do Estado, Francisco Netto, o reflexo do Acordo para o Estado e toda a sociedade é o fortalecimento da cooperação de órgãos de controle, ou seja, de colaboração reciproca. “Entendemos que o Estado e o Governo Federal têm que ser combativos nas ações e ao mesmo tempo devem apresentar boas práticas tanto na prevenção quanto troca de experiências positivas e informações. Destacamos que o foco do termo é prevenção e também repressão da corrupção”, enfatizou o controlador-geral.

A questão da transparência e avanços no combate à corrupção foram enaltecidos pelo superintendente da Controladoria-Regional da União em Rondônia, Miguel Kurilo, afirmando que o Acordo se resume em via de mão dupla e atuação de forma estratégica entre os órgãos. “Então poderemos atuar na parte preventiva ou repressiva em conjunto com o Estado, com acesso a dados que serão tratados como sigilo.  Tivemos avanços significativos com o atual governo, ou seja, uma via de duas mãos como eu digo e vamos poder trocar experiências, poder trabalhar esses dados e faremos um trabalho de inteligência junto com o Estado. Está de parabéns o Governo pela total transparência e ganha o cidadão. O avanço que o Estado vai ter junto com essa parceria será muito grande”, frisou o superintendente.

Mais Sobre Rondônia

Nota Pública ao MPF, Polícia Federal e a FUNAI.

Nota Pública ao MPF, Polícia Federal e a FUNAI.

Ji-Paraná, 10 de julho de 2020. Nós, docentes, pesquisadores e pesquisadoras, indígenas e não indígenas, com vinculação ao Grupo de Pesquisa em Edu

Nota de Repúdio – Cargos exclusivos da SEFIN

Nota de Repúdio – Cargos exclusivos da SEFIN

O Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos de Rondônia (Sindafisco) e do Sindicato dos Técnicos Tributários de Rondônia (Sintec) vêm a público MANI

Cinquenta anos do Incra, cinquenta municípios criados em Rondônia

Cinquenta anos do Incra, cinquenta municípios criados em Rondônia

O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) completa cinquenta anos de sua criação neste nove de julho de 2020. Uma de suas principais miss

Governo Federal entrega mais 9 quilômetros de pista recuperada na BR-364/RO

Governo Federal entrega mais 9 quilômetros de pista recuperada na BR-364/RO

O Governo Federal entregou, no último fim de semana, mais 9 quilômetros de pista recuperada na BR-364/RO, no estado de Rondônia. O trecho fica localiz