Terça-feira, 26 de abril de 2011 - 11h26
Por iniciativa do deputado Zequinha Araújo-PMDB, a Assembléia Legislativa do Estado, realizou na tarde de ontem, segunda feira (25), uma sessão solene em Comemoração ao “Dia Nacional do Ìndio”, que foi criado em 19 de Abril de 1943 pelo Presidente Getúlio Vargas.
A Sessão foi presidida pelo Próprio Deputado autor da propositura, e contou com representantes dos povos indígenas das etnias Puruborá, Karitiana, Sabanê, Mamaendê, Cujubim e Aranã, do CIMI, Valmi Bavaresco, da Funasa, Josafá Marreiro e demais representantes da sociedade civil.
“Essas sessões são importantes para homenagear, mas também são importantes para se discutir políticas públicas voltadas aos povos indígenas”, afirmou o deputado.
Representantes das comunidades indígenas usaram livremente a tribuna para cobrar dos deputados apoio as suas reivindicações.
Eles lamentaram que somente o deputado Zequinha Araújo estivesse presente a sessão que os homenageavam. “A assembléia precisa dá uma resposta ao isolamento das comunidades indígenas do estado, lamentamos que os demais deputados não vieram ouvir nossas reivindicações”, afirmou, Orlando Karitiana, da Aldeia Bom Samaritano.
Zequinha garantiu aos representantes indígenas que a Assembléia sempre vai estar de portas abertas as suas reivindicações e que vai trabalhar para buscar soluções para os problemas mais indicados pelos índicos como isolamento, as péssimas condições das estradas de acesso as aldeias, o atendimento a saúde, e a educação.
Especificamente com relação a saúde, os indígenas reclamam do péssimo tratamento que recebem quando procuram uma unidade de atendimento médico.
“Recursos tem para atender bem as nossas comunidades, só que não são aplicados devidamente”, reclama Valdeisa Karitiana.
Ela também reclamou da falta de atendimento diferenciado aos índios que não dominam a comunicação na língua portuguesa, que por conta disso são tratados com desprezo. Ela acrescenta que existem recursos para qualificação de pessoal e melhoria do atendimento só que isso não se efetiva.
Zequinha cobrou mais apoio do poder público através de projetos que possibilitem a melhoria das condições de vida dos índios.
O deputado Zequinha, ao final da sessão destacou a participação das comunidades indígenas e mais uma vez reiterou sua disposição de lutar para garantir os direitos dos índios e se propôs a coordenar encontros de uma comissão formada pelos índios com representantes da Funasa, com o prefeitos Roberto Sobrinho, e até com o próprio governador Confúcio Moura para buscar soluções imediatas para os problemas dos povos indígenas.
Fonte: Ascom
Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu em seu gabinete, a visita institucional da secretár
Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025
Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião entre representantes da comissão de servidores do novo concurso da Assembleia Legislativa de
Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p