Quinta-feira, 29 de março de 2007 - 19h03
Autor do requerimento para a realização de audiência pública na Câmara Municipal de Porto Velho com a finalidade de discutir o transporte coletivo urbano na Capital, o vereador José Wildes de Brito (PT) foi o primeiro a utilizar a tribuna na sessão especial desta quinta-feira, 29/03. Para um plenário lotado de líderes comunitários e estudantis, e para uma platéia de autoridades e convidados, José Wildes cobrou providências urgentes visando à melhoria da qualidade do transporte de passageiros na área urbana.
O vereador criticou o atual sistema de consórcio, o que considera um monopólio, visto que não há concorrência entre as empresas. "Se houvesse concorrência, as empresas se preocupariam em melhorar cada vez mais", destacou. Wildes recebe diariamente inúmeras reclamações dos usuários, e com base nas carências verificadas, propôs um substitutivo ao Projeto de Lei nº 2350/2007, instituindo a parada livre a partir das 22 horas, a volta do vale-transporte tradicional, a instalação de película protetora nos vidros dos ônibus, a realização de cursos de aperfeiçoamento aos motoristas e cobradores, a utilização do espaço publicitário nos ônibus para divulgar o Município, e a instituição da catraca livre no dia 1º de Maio.
Parada livre Propõe a lei que o motorista fica desobrigado de parar o ônibus apenas nos pontos, podendo parar em qualquer lugar solicitado pelo passageiro respeitando o itinerário. "Esta mudança visa dar mais segurança aos motoristas, cobradores e passageiros, visto que eles podem escolher lugares mais seguros e mais iluminados para efetuarem as paradas", disse.
Vale-transporte - De acordo com o substitutivo, a tarifa poderá ser cobrada em dinheiro, bilhete eletrônico ou em vale-transporte comum e vale-transporte escolar.
Películas protetoras nos vidros - A instalação de películas protetoras nos vidros dos ônibus visa oferecer mais segurança aos passageiros em caso de acidente, em que os estilhaços de vidros ficariam retidos, e assim não atingiriam os pedestres e os passageiros.
Cursos de aperfeiçoamento A lei propõe a realização de cursos aos motoristas e cobradores abrangendo relações interpessoais, primeiros socorros, direção defensiva e direitos humanos e cidadania.
Espaços publicitários Outra mudança prevê a utilização dos espaços publicitários nos ônibus para a divulgação do Município.
Itinerários Visando acabar com os atrasos e a falta de ônibus em determinados bairros, especialmente da periferia, o vereador propõe uma melhor distribuição dos itinerários e da frota de ônibus, bem como a presença de cobradores nos microônibus e a circulação de ônibus até as 00:3.
Catraca livre Propõe a instituição do dia da catraca livre, ou seja, que no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, o transporte seja feito gratuitamente.
Fonte: Adércio Dias
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública
Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido
A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia
Em três anos de atuação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um balanço marcado pela valorização dos trabalhadores, fortalecimento

Após cobranças firmes da deputada federal Cristiane Lopes no plenário da Câmara e no envio de ofícios ao Governo Federal, o Ministério da Indústria
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)