Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

VOTORANTIM PRODUZIRÁ 2.000 TONELADAS DE CIMENTO POR DIA


 
A fábrica de cimento que a Votorantim pretende inaugurar em Porto Velho até o fim de 2009 deverá produzir, nos próximos 50 anos, 750 000 toneladas/ano, o equivalente, por dia, a 50 carretas carregadas com 40 toneladas cada uma.

Para isso, serão consumidas 350 000 toneladas de argila caulínica por ano, material a ser extraído de duas áreas próximas à fábrica, uma na zona rural da capital e a outra em Candeias do Jamari.

Misturada ao clínquer, matéria-prima a ser fornecida por outras unidades do grupo no Brasil, a argila será calcinada em um forno a até 900 graus centígrados, aquecido com a queima de coque de petróleo importado de uma refinaria no Golfo do México (EUA), formando uma substância chamada pozolana. Com a aplicação de gesso e calcário, também trazidos de fora do Estado, o cimento pozolânico é moído e ensacado. A fábrica também fornecerá o produto a granel, transportado em caminhões-tanques.

As informações foram divulgadas ontem por uma equipe destacada pela diretoria do Grupo Votorantim, liderada pelo coordenador do projeto, Álvaro Batalha, na qual foram detalhados todos os passos do processo de industrialização do cimento. Segundo ele, a fábrica irá empregar na linha de produção até 100 pessoas. Toda a mão-de-obra restante para a execução de serviços de alimentação, vigilância e segurança, será terceirizada.

Representando o Executivo estadual, o superintendente estadual de Turismo, Manoel Serra, destacou a importância de o empresariado local preparar-se para ser parceiro ou fornecedor da companhia: "Como demonstrado pelo coordenador do projeto, as paradas de manutenção de todo o sistema do alto-forno vão exigir serviços de caldeiraria, montagem e mecânica pesada que vão ser contratados no mercado de Porto Velho, e esse é apenas um exemplo das atividades que podem ser exercidas por profissionais aqui de nosso Estado".

A Votorantim também anunciou que, a partir de julho, começa, em parceria com a Prefeitura Municipal e o SINE, administrado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), o treinamento de pessoal para as obras civis, que devem empregar até 1.270 operários no auge das obras, previsto para o primeiro semestre do ano que vem.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl