Terça-feira, 21 de setembro de 2010 - 14h29
Em todo o território nacional, no dia 03 de outubro, simultaneamente às Eleições Gerais, ocorrerá a Votação Paralela, que é o processo de Auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas. Em Rondônia, a Votação Paralela será realizada na Sala da Biblioteca do TRE.
A votação paralela é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas e tem como objetivo comprovar o correto funcionamento dos seus programas. O procedimento da Votação Paralela, como o próprio nome já incita, consiste, basicamente, na inserção de votos em duas urnas previamente sorteadas, uma da capital e outra do interior. As cédulas com os votos serão preenchidas por representantes da sociedade.
No encerramento da votação, às 17 horas, o resultado obtido em cada uma das urnas eletrônicas é comparado com o resultado obtido no Sistema de Auditoria, que também é alimentado com os mesmos votos.
Nestas Eleições, as cédulas serão preenchidas pelos alunos da Escola Major Guapindaia, no dia 29/09, em evento que contará com a presença do Juiz José Antônio Robles. Representantes de partidos ou de outras organizações representativas da sociedade também poderão preencher as cédulas que serão usadas na auditoria.
O sorteio das duas urnas será realizado no dia 02 de outubro e no dia 30 de outubro, caso haja segundo turno, às 9 horas, no auditório do TRE, em cerimônia que será aberta ao público.
Os trabalhos da auditoria serão executados por uma Comissão Presidida pelo Dr. José Robles e acompanhados por uma equipe de auditores externos, contratados pelo TSE.
Maiores informações sobre o funcionamento da auditoria, poderão ser obtidas em www.tre-ro.gov.br, Eleições 2010, votação paralela.
Fonte: Ascom TRE-RO
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)